Qual matéria está procurando ?

História

História

Primeira Missa no Brasil

Conheça as particularidades que marcaram a celebração da Primeira Missa no Brasil!

Acima, quadro do pintor Victor Meirelles retratando a primeira missa realizada no Brasil Acima, quadro do pintor Victor Meirelles retratando a primeira missa realizada no Brasil

Com o Descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, uma sucessão de novas experiências abriu-se tanto para os europeus quanto para os nativos (indígenas) que aqui viviam. O encontro entre essas duas culturas foi permeado por um misto de curiosidade, estranheza, interação e violência. Nos primeiros dias em que a expedição de Pedro Álvares Cabral esteve no Brasil após aportar, um dos primeiros gestos de exposição da cultura europeia aos povos que aqui viviam foi a celebração de uma missa.

A primeira missa realizada no Brasil ocorreu no dia 26 de abril de 1500 e foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, que havia navegado com a comitiva de Cabral em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, no Sul da Bahia. A missa, como se sabe, é o ritual de maior importância para os cristãos, e sua realização no “novo mundo” tinha uma importância simbólica sem igual. A principal fonte que os historiadores dispõem sobre como foi a realização dessa missa é a Carta de Pero Vaz de Caminha. Essa carta mostra o comportamento dos nativos diante do rito cristão:

Enquanto assistíamos à missa e à pregação, folgava na praia um grupo de gente […] com seus arcos e setas. E olhando-nos, sentaram-se. Depois de acabada a missa, quando estávamos sentados ouvindo a pregação, muitos deles levantaram-se e começaram a tocar corno ou buzina, saltando e dançando por um bom tempo. Alguns deles se metiam em jangadas – duas ou três que lá tinham – as quais não são feitas como as que eu já vi: somente são três traves, atadas entre si. E neles subiam quatro ou cinco, ou só que quisessem, não se afastando quase nada da terra, indo só onde dava pé.”

Além disso, o evento da primeira missa no Brasil também suscitou, no século XIX, uma intensa investigação histórica dos detalhes daquela ocasião, que foi empreendida pelo pintor Victor Meirelles (1832-1903). Seu quadro “Primeira Missa no Brasil” – ver foto no topo do texto – foi inspirado no quadro de outro pintor chamado de Pharamond Blanchard (1805-1873), cujo título era “Primeira Missa nas Américas”. A finalidade da pintura de Meirelles não era meramente retratar o acontecimento histórico da missa descrita por Caminha, mas construir parte da memória histórica brasileira por meio da pintura.

NOTAS

[1] TUFANO, Douglas. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Moderna, 1999.


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Português

A Carta de Pero Vaz de Caminha é um texto literário?

História

Descobrimento do Brasil

Últimos artigos

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.