Habitat

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Habitat O habitat do Dragão-de-Komodo são as ilhas Rinca, Flores e Komodo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

É muito comum ouvirmos falar sobre o habitat dos animais e que a sua destruição coloca em risco a sobrevivência de várias espécies. Mas, afinal, o que é habitat?

Habitat pode ser definido como o local em que determinada espécie vive e desenvolve-se. De uma forma bem didática, podemos dizer que é a casa de um organismo, o seu endereço. Os peixes, por exemplo, vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático. Já as minhocas vivem embaixo da terra, sendo esse o seu habitat.

Podemos dividir o habitat em dois tipos principais: o natural e o artificial. Os habitats naturais são aqueles criados pela própria natureza, sem interferência do homem. Já os habitats artificiais são aqueles que são construídos pelo homem. Esses ambientes possuem como função principal fazer com que o ser vivo se sinta em seu verdadeiro habitat, reproduzindo-se e desenvolvendo-se normalmente. Um exemplo clássico de habitats artificiais são os zoológicos.

Como já dito, o habitat é o local onde uma espécie encontra os fatores determinantes para a sua sobrevivência, como o clima, a vegetação e seu alimento. Se removidas de seu habitat, as espécies normalmente morrem em virtude da dificuldade de estabelecer-se em uma nova casa.

Tomemos como exemplo um Dragão-de-Komodo. Esse magnífico lagarto, considerado o maior do mundo, é encontrado apenas em três ilhas do Pacífico: Rinca, Flores e Komodo. Como ele vive apenas nessas ilhas, elas podem ser consideradas o seu habitat natural.

Imagine agora que as ilhas sejam tomadas por construções e lixo. Esse local em nada mais se parece com o antigo ambiente em que ele vivia. O Dragão-de-Komodo não encontra mais comida nem um local para se abrigar. Sua casa foi destruída! Não é preciso dizer que a sobrevivência da espécie fica ameaçada, não é mesmo?

Hoje em dia podemos dizer que a destruição de habitat é um dos problemas que mais levam espécies à extinção. Normalmente essa destruição ocorre em decorrência da ação do homem, que destrói a natureza para construção de casas e ampliação de pastagens e lavouras, por exemplo, além de poluir e contaminar diversas áreas.

Sendo assim, antes de jogar lixo no chão, lembre-se de que você está sujando a casa de alguém e sua ação pode prejudicar diretamente algumas espécies!


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Avaliação

-

    Escola Kids