Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Tundra

Conheça a Tundra e veja as características desse bioma marcado pelo frio extremo e pela presença de vegetações de pequeno porte.

Paisagem típica da Tundra. Paisagem típica da Tundra.

A Tundra é conhecida por ser o bioma mais frio da Terra! Lá, as temperaturas frequentemente se encontram abaixo de zero, o que torna o seu ambiente com características muito diferentes daquelas que vemos, por exemplo, nos biomas brasileiros, onde é comum a presença de animais adaptados ao calor e grandes árvores. Na Tundra, predominam as vegetações de pequeno porte e a fauna adaptada ao frio congelante.

Mas por que tanto frio? Sabemos que há uma relação entre a latitude e o clima. Dessa forma, quanto mais próximos estivermos dos polos da Terra, menores serão as temperaturas. A Tundra localiza-se justamente nessas áreas, mais precisamente na região do Ártico, perto do polo norte, por isso as suas espécies são adaptadas a esse tipo de ambiente.

Podemos dizer que a localização da Tundra, mais precisamente, é na porção norte da América do Norte, da Europa e da Rússia. Essas áreas são conhecidas como as regiões com as temperaturas mais baixas possíveis para oferecer condições para a existência de vida. O tipo climático é o polar, que é muito frio, seco e com poucas chuvas.

Como o clima é muito frio, além dos solos rasos e da ausência de claridade, que ocorre de forma mais proeminente durante os solstícios de verão, as árvores não poderiam ser maiores do que pequenos arbustos, ervas, líquens e musgos, todos muito espaçados entre si. Durante o verão, quando as temperaturas máximas alcançam os 10ºC, essa vegetação desenvolve-se, tornando-se menos densa. Mas quando o inverno e os seus -20ºC de temperatura chegam, o solo volta a congelar e o número de plantas diminui.

Não é de se espantar que, com essas condições desfavoráveis, a Tundra não apresente uma grande diversidade natural. Os animais existentes alimentam-se da vegetação rala e servem de alimentos para alguns carnívoros. A maioria deles migra para outras áreas durante o inverno, a exemplo da maioria das aves e os grandes mamíferos. Outros, no entanto, permanecem na região, tais como o urso-polar, as raposas, as lebres-do-ártico, os caribus e a maioria dos insetos.


Caribus, animais típicos da Tundra

Além da Tundra localizada na região do Ártico – e, por isso, chamada de Tundra Ártica –, temos também a Tundra Alpina, que se forma nas regiões montanhosas, onde também é frio, com destaque para os Alpes, uma cordilheira de montanhas na Europa. Por causa dessa distribuição, a Tundra chega a ocupar um quinto da superfície terrestre, o que torna a sua preservação necessária tanto para a conservação de seu ambiente quanto para a existência de suas espécies de fauna e flora.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Bioma

Geografia

Clima

Geografia

Polo Norte e Polo Sul

Geografia

Taiga

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.