Tundra é um bioma de clima frio extremo e vegetação rasteira localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, abrangendo países e territórios na América do Norte e na Europa.
A Tundra é um bioma de clima frio presente no Hemisfério Norte do planeta Terra, nas terras com latitude superior a 60º (Círculo Polar Ártico). Ele pode ocorrer, também, em áreas montanhosas e muito frias, como acontece nos Alpes, por exemplo. Devido às baixíssimas temperaturas e ao tempo predominantemente seco, a Tundra tem solos rasos e pouco férteis, com a presença de uma camada congelada. Ele sustenta uma vegetação rasteira formada por gramíneas, por poucos arbustos, por líquens e por musgos. Sua fauna é composta por animais adaptados a essas condições, como lobos, raposas, renas, corujas e lêmingue, um tipo de roedor. O Alasca, o Canadá e a Rússia são exemplos de territórios onde a Tundra está presente.
Leia também: Deserto — detalhes sobre esse outro importante bioma
O bioma Tundra é uma unidade biogeográfica que se desenvolveu em algumas das áreas mais frias do planeta Terra, sendo presente nas terras de alta latitude do Hemisfério Norte. Esse é, portanto, um bioma de clima extremo que apresenta uma paisagem natural caracterizada pela vegetação de baixo porte e pelos solos congelados.
A Tundra é classificada de acordo com a sua localização em Tundra Ártica e Tundra Alpina.
Por causa do clima extremo e dos solos que ficam congelados durante parte significativa do ano, a vegetação da Tundra não apresenta desenvolvimento vertical significativo. Esse bioma tem uma cobertura vegetal formada por plantas rasteiras, como gramíneas, assim como por arbustos, que são observados esporadicamente na sua paisagem. Sobre áreas de rocha exposta, acumulam-se musgos e líquens.
A Tundra pode se desenvolver tanto em altas latitudes quanto em regiões montanhosas muito elevadas. Apesar de o clima desses ambientes ser distinto, eles apresentam um ponto em comum: as baixíssimas temperaturas. A Tundra está presente em áreas de clima extremamente frio com temperaturas que permanecem próximo ou abaixo de 0º C na maior parte do ano. Os termômetros costumam marcar máximas de 10º C e mínimas de -30º C, em média, podendo ficar muito abaixo disso em áreas como no extremo norte da Rússia, por exemplo.
Tanto o clima polar quanto o clima frio de montanha, presentes, respectivamente, na Tundra Ártica e na Tundra Alpina, têm ventos muito intensos que acabam piorando a sensação de frio extremo. Outro aspecto importante, principalmente do clima polar, é a sua baixa umidade relativa do ar aliada a uma precipitação que se divide entre tempestades de neve durante o inverno e chuvas durante os meses mais amenos.
As regiões de alta latitude do planeta Terra tendem a possuir menor biodiversidade por causa das condições extremas de temperatura e de umidade, e não é diferente com a Tundra.
O conjunto de plantas (flora) e de animais (fauna) que vive nesse bioma é menor quando comparamos com os demais ecossistemas situados em climas mais amenos ou quentes. Ao mesmo tempo, a Tundra abriga uma fauna bastante característica das terras frias setentrionais, reunindo centenas de espécies de mamíferos, roedores, insetos e aves. O número de répteis e anfíbios é menor, mas, ainda assim, existem muitos desses animais que têm adaptações para viver na Tundra.
Conheça, na tabela a seguir, animais que pertencem à fauna desse bioma:
urso polar |
lebre-do-ártico |
raposa-ártica |
lêmingue |
lobo-ártico |
sapo-coroa boreal |
rena |
coruja-das-neves |
doninha |
boi-amilscarado |
rato-de-dorso-vermelho |
cisne-da-Tundra |
A Tundra está localizada em áreas de clima muito frio e com pouca disponibilidade hídrica, considerando a baixa umidade do ar. Por essa razão, esse bioma apresenta solos rasos e pouco desenvolvidos, com baixo teor de nutrientes presentes em suas camadas. Trata-se, portanto, de um solo de baixa fertilidade química. Para além disso, o frio intenso condiciona o congelamento de uma parte desse substrato, levando à formação de um tipo de solo chamado pergelissolo, ou permafrost.
O permafrost tem uma camada de subsuperfície que se encontra congelada durante todo o ano. Acima dela, entretanto, há parcelas do solo que congelam no período frio e derretem no período mais ameno, o que ocasiona a formação de pântanos temporários e de áreas alagadas, o que acaba favorecendo o desenvolvimento de plantas. Quando as temperaturas baixam novamente, essas formações temporárias congelam mais uma vez, e o ciclo repete-se.
A Tundra está presente em dois tipos de ambiente: montanhoso e de alta latitude. No segundo caso, a Tundra está localizada acima do Círculo Polar Ártico (60º N), no Hemisfério Norte do planeta Terra. Essas são as terras de maior latitude setentrional, e, por isso, constituem as regiões habitadas, e algumas desabitadas, mais frias do mundo. Considerando a latitude, a Tundra distribui-se pela América do Norte e pelo norte da Europa principalmente. Em se tratando da Tundra Alpina, ela é mais abrangente e pode ser encontrada em regiões montanhosas em diferentes partes do mundo.
O bioma Tundra está presente em maior escala nos países mais setentrionais do Hemisfério Norte do planeta Terra. Como podemos observar no mapa anterior, a Tundra se distribui pelos seguintes países e territórios:
Tundra |
Taiga |
A Tundra fica em áreas de alta latitude e de alta elevação, onde o clima é frio e as temperaturas são extremamente baixas durante a maior parte do ano, e o ar é seco, com baixo índice de precipitações. O solo tem uma camada congelada, o permafrost, e a sua vegetação é formada por plantas rasteiras e de baixa estatura. A fauna é limitada por causa das condições climáticas. |
A Taiga, chamada também de Floresta Boreal, fica em áreas de média latitude, onde o clima predominante é temperado, com verões amenos, invernos frios e pluviosidade que varia de média a alta. Apesar do solo pouco fértil, desenvolve-se sobre ele uma vegetação formada por árvores coníferas que constituem florestas. Nela, vive uma fauna mais diversa do que na Tundra. |
Confira também: Taiga — mais detalhes sobre esse bioma
Questão 1
O meio natural do planeta Terra pode ser dividido a partir de diferentes unidades biogeográficas, que são os biomas. Um desses biomas é a Tundra, marcada pelo clima frio e pela vegetação rasteira. Dentre as áreas onde a Tundra se localiza, estão:
A) as terras de média latitude nos hemisférios Norte e Sul.
B) as terras intertropicais, abrangendo países da América, da África e da Ásia.
C) as terras de alta latitude no Hemisfério Norte.
D) as terras no entorno da Linha do Equador.
E) as terras de alta latitude na Antártida, no Hemisfério Sul.
Resolução:
Alternativa C.
A Tundra é encontrada principalmente em altas latitudes do Hemisfério Norte, mais precisamente naquelas áreas situadas acima do Círculo Polar Ártico (60º N).
Questão 2
O Canadá, a Groenlândia, o Alasca, a Rússia e os países escandinavos, apesar de territórios distintos, têm em comum a presença de um bioma que se desenvolve em regiões de clima extremo: a Tundra. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta corretamente uma das características desse bioma:
A) Solos profundos e bem desenvolvidos, com alta fertilidade química.
B) Predominância de gramíneas e de ervas rasteiras como vegetação.
C) Sua fauna é considerada uma das mais biodiversas do mundo.
D) É marcado pela presença de árvores coníferas, que dão origem a florestas densas.
E) O clima desse bioma é seco e registra temperaturas muito elevadas.
Resolução:
Alternativa B.
A Tundra é um bioma de clima frio com solos rasos e pouco desenvolvidos que sustentam uma vegetação rasteira formada por gramíneas, por ervas, por líquens e por musgos.
Fontes
IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro: IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Tundra Biome. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/Tundra-biome/.
SENE, Eustáquio de. Geografia Geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018.