Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Organizações internacionais

Conheça as principais organizações internacionais da atualidade, como a ONU e o FMI, e entenda as suas funções primordiais.

Algumas entidades e organizações internacionais são muito importantes no contexto geopolítico internacional. Algumas delas possuem um poder político muito forte e uma influência que se estende nas mais diversas partes do mundo. Criadas cada uma com uma importante missão, elas fazem parte do cenário que configura as relações internacionais na sociedade atual.

A seguir, vamos conhecer rapidamente as principais organizações internacionais da atualidade e algumas de suas características principais.

ONU – Organização das Nações Unidas

A ONU é considerada como uma das mais importantes entidades multilaterais do mundo. Ela foi criada depois do final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para promover a paz e o desenvolvimento social em todo o planeta. Assim sendo, ela atua em assuntos de conflitos internos dos países e também internacionais, bem como discute sobre a cultura, a economia, o comércio e assuntos diplomáticos em geral.


Bandeira da Organização das Nações Unidas

Essa organização estrutura-se em seis diferentes órgãos, dentre os quais merecem destaque: a Assembleia Geral (AG) e o Conselho de Segurança (CS). Na AG, conta-se com a participação de todos os países e aprovam-se resoluções sobre os mais diversos temas políticos do mundo. Já o CS é uma esfera decisória máxima que, no entanto, conta apenas com cinco membros efetivos (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia) e dez que mudam a cada dois anos. Vale salientar que qualquer um dos membros permanentes possui o poder de vetar qualquer decisão da entidade.

Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte

A Otan foi criada durante o episódio histórico da Guerra Fria, uma disputa sem conflitos diretos entre Estados Unidos e União Soviética. Nesse caso, a Otan era uma aliança de cunho militar entre os principais países que formavam o eixo capitalista ao lado dos EUA, em oposição ao pacto firmado pelos países socialistas, o Pacto de Varsóvia, que já foi extinto. Atualmente, a organização conta com mais de 25 países e é a principal frente de atuação militar e de intervenção em conflitos no mundo.

FMI – Fundo Monetário Internacional

O FMI é uma instituição monetária e econômica criada para dar suporte financeiro aos países e controlar os rumos da economia mundial, principalmente no sentido de evitar crises internacionais capitalistas. Assim, quando um país precisa de ajuda financeira, ele pode recorrer ao fundo monetário e receber empréstimos a juros relativamente baixos. Em troca, esse país deverá ajustar as suas perspectivas econômicas, diminuindo os seus gastos. Dessa forma, todos os assuntos referentes ao crescimento econômico, ao desenvolvimento, às trocas comerciais internacionais e ao sistema financeiro estão na alçada de temas tratados pelo FMI.

OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico

A OCDE é uma organização criada na década de 1960 para promover o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento do comércio internacional, definindo os gastos em políticas públicas por parte dos principais países desenvolvidos. Sua criação veio para substituir a Organização Europeia para a Cooperação Econômica, que havia sido criada pelos EUA para fortalecer o Plano Marshall, uma ajuda econômica para os países europeus em troca de seu apoio durante a Guerra Fria.

OMC – Organização Mundial do Comércio

A OMC é o organismo internacional que regula e define o comércio multilateral entre os países, tendo como meta também a liberalização do comércio em todo o planeta. Assim, essa organização é utilizada quando os países se sentem prejudicados com tarifas protecionistas, ou seja, quando um país importador de um determinado produto coloca impostos muito altos sobre ele, tornando-o mais caro e inviável para a comercialização.

Além desses organismos internacionais, existem outras instituições de grande relevância para a geopolítica global, como a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Banco Mundial e muitas outras. Todos elas regulam a atividade política, econômica, diplomática e militar em todo o mundo e auxiliam no sistema de cooperação entre os países.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

As organizações internacionais buscam pautar as relações multilaterais entre os países As organizações internacionais buscam pautar as relações multilaterais entre os países
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

História

OTAN

Geografia

ONU

Geografia

Blocos Econômicos

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.