Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Metrópole

Descubra o significado de metrópole, suas características e os seus tipos.

por Escola Kids
Imagem aérea da cidade de São Paulo, a maior metrópole brasileira Imagem aérea da cidade de São Paulo, a maior metrópole brasileira

As metrópoles são grandes cidades que têm grande poder de influência econômica sobre outras cidades que se encontram relativamente próximas. Essas cidades, geralmente, possuem uma população superior a 1 milhão de habitantes e oferecem uma grande variedade de mercadorias para consumo e serviços.

Em alguns casos, o crescimento de algumas cidades é tão intenso que elas “encostam” umas nas outras, em um processo chamado de conurbação. Quando duas ou mais cidades se conurbam ou quando o grau de influência e de dependência entre duas cidades vizinhas é muito alto, formam-se as regiões metropolitanas.

As regiões metropolitanas também são chamadas de “áreas metropolitanas” e caracterizam-se por terem uma cidade principal e outras cidades menores que são influenciadas pela cidade maior. Essas cidades menores geralmente são formadas por populações que trabalham, estudam ou se deslocam com frequência para a cidade principal. Por esse motivo, muitas dessas cidades menores são chamadas cidades-dormitórios.

Em virtude dessa integração entre as cidades de uma mesma região metropolitana, o sistema de transporte público precisa estar bem organizado e integrado entre todos os bairros, o que nem sempre acontece.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o seu grau de importância econômica, as metrópoles são classificadas em três níveis:

1) Metrópole global: são metrópoles que possuem articulações em termos de transporte, economia e política com diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo. Outros exemplos são: Londres, Nova York, Paris e Tóquio.

Nova York, exemplo de cidade global
Nova York, exemplo de cidade global

2) Metrópole Nacional: são grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país. Exemplo: Belo Horizonte e Porto Alegre.

Belo Horizonte (MG), uma das metrópoles nacionais brasileiras
Belo Horizonte (MG), uma das metrópoles nacionais brasileiras

3) Metrópole Regional: são metrópoles de porte médio, com populações que não costumam ser maiores que 4 milhões de habitantes e que influenciam apenas uma região próxima dentro do país. Exemplos: Goiânia, Belém, Curitiba e Salvador.

Curitiba, metrópole regional
Curitiba, metrópole regional


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Você pode se interessar também

Geografia

Zona Urbana

História

Cidades: espaços públicos e privados

Geografia

Megacidades

Geografia

Cidades Globais

Últimos artigos

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.

Países da Ásia

Os países da Ásia formam o maior e o mais populoso continente do mundo. Esses países asiáticos estão distribuídos em seis regiões repletas de particularidades.

Países da América

Os países da América encontram-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Bastante diferentes entre si, essas nações possuem enorme riqueza cultural e influência econômica.

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.