Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Conurbação

Você sabe o que significa a conurbação das cidades? Clique e descubra!

A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. Em alguns casos, esse crescimento ocorre apenas em uma dessas duas cidades que, de certa forma, “invade” o espaço da outra, que passa a crescer junto a ela.

No Brasil, em praticamente todos os casos, a conurbação dá origem às chamadas regiões metropolitanas, que são conjuntos de municípios vizinhos que estão interligados no espaço geográfico, na economia e nas práticas sociais.

Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios. Na verdade, todas as capitais brasileiras possuem as suas regiões metropolitanas, o que também ocorre em outros tipos de cidade, como Campinas (SP) e Londrina (PR). A cidade principal de uma região metropolitana recebe o nome de metrópole.

Nas áreas onde ocorre a conurbação, costuma haver uma grande dependência de uma cidade em relação à outra. Em muitos casos, as pessoas moram nas cidades menores por essas terem o aluguel ou o preço dos imóveis mais baratos, mas trabalham e realizam todas as suas atividades nas cidades maiores. Diante disso, surgem as chamadas “cidades-dormitórios”, onde a maior parte das pessoas não permanece durante o dia.

Mas esse fato vem mudando no Brasil. As cidades menores que fazem parte de uma conurbação vão, aos poucos, modernizando-se, gerando mais empregos e conseguindo uma maior autonomia em relação à sua metrópole correspondente.

E você, conhece ou mora em alguma cidade conurbada?


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Rio de Janeiro, exemplo de cidade que passou pelo processo de conurbação Rio de Janeiro, exemplo de cidade que passou pelo processo de conurbação
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Zona Urbana

Geografia

Metrópole

História

Cidades, a ocupação do espaço urbano

História

Cidades: espaços públicos e privados

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.