Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Vista panorâmica de parte da cordilheira do Himalaia, região da Ásia que tem altitude elevada. A altitude é uma grandeza que corresponde à distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

Altitude é a distância vertical entre qualquer ponto na superfície terrestre e a superfície do mar (ou nível do mar). A medida da altitude é muito utilizada na Geografia para a caracterização do relevo de uma área. Além disso, a altitude desempenha a função de fator climático, influenciando a pressão atmosférica e a temperatura. Para sabermos a altitude de determinada localidade, basta termos em mãos um aparelho com GPS ou, então, um altímetro.

Leia também: Montanha — forma de relevo que se caracteriza por altitudes superiores a 300 metros

Resumo sobre altitude

  • Altitude é a distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

  • É expressa em metros (m).

  • É classificada em ortométrica ou geométrica de acordo com a superfície de referência.

  • É fornecida pelos aparelhos equipados com o sistema de localização universalmente conhecido como GPS.

  • O altímetro é outro aparelho utilizado para a medição da altitude.

  • Diferentemente de altitude, a latitude determina a posição (ou localização) de um ponto na superfície terrestre. Forma o sistema de coordenadas geográficas.

  • Altitude e altura não são conceitos iguais. A altura corresponde à distância vertical entre os dois pontos extremos de um objeto: do topo à base.

  • A altitude é um fator do clima que interfere na pressão atmosférica e na temperatura.

  • O Brasil tem altitudes moderadas, com média variando entre 200 m e 600 m. No entanto, existem picos elevados que superam 2000 m de altitude.

  • O pico da Neblina é ponto culminante do Brasil, com altitude de 2995,30 m.

O que é altitude?

Altitude é uma grandeza que corresponde à distância vertical entre qualquer ponto da superfície terrestre e o nível do mar (superfície média das águas dos oceanos). A altitude é comumente expressa em metros (m). Essa medida é muito utilizada na Geografia, em especial quando descrevemos uma paisagem natural ou queremos caracterizar o relevo de uma localidade.

Quais os tipos de altitude

A forma como a altitude é mensurada pode variar de acordo com o propósito da medição e com a superfície de referência utilizada para tal. Com base nesse segundo critério, a altitude é classificada da seguinte maneira:

  • Altitude ortométrica: mede-se a distância vertical de um ponto com relação à superfície do geoide, que apresenta irregularidades.

  • Altitude geométrica: mede-se a distância vertical de um ponto com relação à superfície da elipsoide. Essa superfície, diferente do geoide, é obtida por meio de uma fórmula matemática, e procura eliminar a maior parte das irregularidades do geoide. Quando consultamos a altitude em um GPS, é o valor da altitude geométrica que obtemos.

Como medir a altitude?

A altitude é uma medida fornecida pelos aparelhos equipados com o sistema de localização universalmente conhecido como GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês). Dessa forma, a altitude é dada de maneira automática, e varia conforme o usuário se desloca pela superfície. Essa é apenas uma das inúmeras formas de se medir a altitude.

Outro instrumento muito utilizado para a determinação da altitude é o altímetro. Muitos equipamentos, como relógios de pulso e bússolas digitais, bem como painéis de controle de aeronaves, já vêm com um altímetro incorporado. No caso das ferramentas digitais, a altitude obtida pelo altímetro é oriunda de informações de GPS. No entanto, também é possível encontrar altímetros digitais ou analógicos separadamente.

Altímetro é o nome do instrumento usado para medir a altitude.

Alguns desses aparelhos medem a altitude com base na pressão atmosférica auferida para o local. Existe um barômetro (medidor de pressão atmosférica) dentro dos altímetros que funcionam dessa maneira. Nele existe um pequeno compartimento que contrai e dilata conforme a pressão, e isso desencadeia o movimento do ponteiro do altímetro.

Diferenças entre altitude e latitude

Altitude e latitude, embora possam soar semelhantes e também atuar em conjunto na caracterização do clima de uma área, são conceitos distintos na Geografia. A seguir, entenda quais são as principais diferenças entre elas.

Altitude

Latitude

É a distância vertical, dada em metros, entre qualquer ponto físico na superfície terrestre e o nível do mar.

É a distância, dada em graus, entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador.

Auxilia na descrição física de um lugar, associada com o relevo.

Auxilia na identificação da posição de um ponto na superfície terrestre. Compõe, com a longitude, o sistema de coordenadas geográficas.

Veja também: Latitude e longitude — medidas que indicam a posição de qualquer ponto na superfície do planeta Terra

Altitude x altura

Altitude

Altura

É a distância vertical entre um ponto qualquer na superfície da Terra e o nível do mar. Em uma montanha, por exemplo, calculamos a altitude tomando como base o seu ponto mais elevado, e medimos a distância entre ponto e a superfície média do oceano.

É a distância vertical entre os dois pontos extremos de um mesmo objeto ou pessoa, isto é, entre a base e o topo.

A superfície de referência para medir a altitude é fixa e invariável, ou seja, será sempre o nível do mar.

A superfície de referência para medir a altitude é o próprio objeto que está sendo medido, ou seja, é individual.

Qual a relação entre a altitude e o clima?

A altitude é um dos fatores do clima. Isso significa que a altitude faz parte dos aspectos do meio natural que interferem da determinação dos elementos do clima de uma área. Os elementos do clima influenciados pela altitude são a pressão atmosférica e a temperatura.

Lugares que apresentam maior altitude, especialmente montanhas muito elevadas e picos nevados, têm baixa pressão atmosférica, resultante do ar rarefeito. Por conta disso, a capacidade de retenção de calor pelas moléculas em suspensão é menor, o que torna as altitudes elevadas mais frias do que áreas rebaixadas.

Dizemos, então, que quanto maior a altitude, menor a temperatura. A redução de temperaturas acontece em uma escala de 100 metros: a cada 100 metros de altitude, a temperatura cai 0,6 ºC (ou cerca de 6 ºC a cada quilômetro). Para além da queda de temperatura, regiões de altitude elevada estão sujeitas à maior ocorrência de ventos e de precipitação em forma de chuva ou de neve. Tal fato é ainda mais intenso em barreiras orográficas. Para saber mais detalhes sobre a relação entre a altitude e o clima, clique aqui.

Altitude no Brasil

O pico da Neblina, no estado do Amazonas, é o ponto culminante do Brasil, ou seja, é o ponto de maior altitude do território brasileiro.[1]

O território brasileiro é constituído por estruturas geológicas muito antigas que já passaram por um longo período de desgaste pelos agentes intempéricos como a água e os ventos. Por essa razão, a paisagem natural do Brasil é composta por relevo modesto, em que as altitudes variam entre 200-600 metros em média.

Justamente pelos motivos acima citados, além de o Brasil estar distante de áreas de encontros de placas tectônicas, não existem montanhas no país. Entretanto, existem pontos culminantes cuja altitude supera os 2000 metros. Na tabela a seguir, confira quais são os pontos de maior altitude do território brasileiro, bem como sua respectiva localização.

Ponto culminante

Altitude

Localização

Pico da Neblina

2995,30 m

Amazonas

Pico 31 de Março

2974,18 m

Amazonas

Pico da Bandeira

2891,32 m

Espírito Santo

Pedra da Mina

2798,06 m

Minas Gerais e São Paulo

Pico das Agulhas Negras

2790,94 m

Rio de Janeiro

Pico do Cristal

2769,05 m

Minas Gerais

Monte Roraima

2734,05 m

Roraima

Exercícios resolvidos sobre altitude

Questão 1

(UFRGS) Considere o segmento abaixo.

Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 — de 14 a 28 de maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.

Adaptado de: https://www.tsf.pt/mundo/interior/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminho-caos-ecarnificina-para-subir-o-evereste-10962607.html. Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre

A) a diminuição de 6,5 °C/km na temperatura média superficial do ar.

B) a rarefação do Oxigênio, pois o Argônio passa a predominar na composição do ar.

C) o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 °C a cada 100 m.

D) o aumento do efeito estufa devido à maior quantidade de gases como o Ozônio troposférico, CO2 e vapor d’água.

E) o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas são altas, independentemente da elevação topográfica.

Resolução:

Alternativa A

Em áreas montanhosas e de altitudes muito elevadas, como o monte Everest, as temperaturas diminuem conforme a altitude aumenta. Estima-se que essa diminuição seja de 0,6 ºC a cada 100 metros de subida (ou 6 ºC a cada quilômetro).

Questão 2

(Unitau) Os biomas Floresta Amazônica e Mata Atlântica caracterizam-se por vegetação de porte alto, associada a altos valores de umidade. Em termos de temperatura do ar, o primeiro apresenta temperaturas elevadas, ao passo que o segundo apresenta temperaturas mais amenas.

Assinale a alternativa que identifica os fatores climáticos responsáveis por esses valores de elementos climáticos:

A) continentalidade e altitude

B) continentalidade e maritimidade

C) latitude e altitude

D) longitude e altitude

E) latitude e longitude

Resolução:

Alternativa C

A Floresta Amazônica se localiza em baixa latitude e também em baixa altitude, em uma região de planícies, motivo pelo qual as temperaturas são mais elevadas. A Mata Atlântica ocupa uma área planáltica, predominada por serras e em latitude mediana. A combinação desses fatores condiciona temperaturas amenas, especialmente quando se considera que a altitude predomina sobre a latitude quando estamos falando de influência no clima de uma área.

Quiz

A altitude é uma medida muito importante na Geografia já que é utilizada para a caracterização do relevo de uma área. Essa medida atua, também, como um fator climático que modifica ou influencia os elementos do clima, sendo eles a pressão e a temperatura. Levando em consideração nossos conhecimentos sobre a altitude, leia as alternativas e assinale a incorreta:

A) A medição da altitude pode ser observada diretamente em aparelhos equipados com GPS ou pode ser realizada por meio de um altímetro analógico.

B) A altitude e a altura são conceitos equivalentes, e podem ser utilizados como sinônimos.

C) A altitude atua de modo a diminuir a temperatura de uma área. Quanto maior é a altitude, menor é a temperatura.

Alternativa correta: Letra B

Créditos da imagem

[1]Força Aérea do Brasil / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CARVALHO, Brisa Maria Tobias; COSTA NETO, João Victor. Análise comparativa das altitudes normais obtidas por nivelamento geométrico e posi-cionamento GNSS em um trecho de rodovia. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/376.

CASSITA, Danielle. Como calcular a altitude de um lugar sem fazer uma medição direta? Canaltech, 17 out. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/como-calcular-a-altitude-de-um-lugar-199008/.

IBGE. Conceitos gerais: altitude. IBGE. Atlas Escolar, 2022. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/altitude.html.

IBGE - Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Glossário geológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. 214p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/glossariogeologico.pdf.

IBGE. Geociências: IBGE revê as altitudes de sete pontos culminantes. Agência IBGE Notícias, 29 fev. 2016. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/15275-geociencias-ibge-reve-as-altitudes-de-sete-pontos-culminantes.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

A relação entre altitude e clima

Geografia

Montanhas

Geografia

Pressão atmosférica

Geografia

Relevo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.