Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Vista panorâmica de parte da cordilheira do Himalaia, região da Ásia que tem altitude elevada. A altitude é uma grandeza que corresponde à distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

Altitude é a distância vertical entre qualquer ponto na superfície terrestre e a superfície do mar (ou nível do mar). A medida da altitude é muito utilizada na Geografia para a caracterização do relevo de uma área. Além disso, a altitude desempenha a função de fator climático, influenciando a pressão atmosférica e a temperatura. Para sabermos a altitude de determinada localidade, basta termos em mãos um aparelho com GPS ou, então, um altímetro.

Leia também: Montanha — forma de relevo que se caracteriza por altitudes superiores a 300 metros

Resumo sobre altitude

  • Altitude é a distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

  • É expressa em metros (m).

  • É classificada em ortométrica ou geométrica de acordo com a superfície de referência.

  • É fornecida pelos aparelhos equipados com o sistema de localização universalmente conhecido como GPS.

  • O altímetro é outro aparelho utilizado para a medição da altitude.

  • Diferentemente de altitude, a latitude determina a posição (ou localização) de um ponto na superfície terrestre. Forma o sistema de coordenadas geográficas.

  • Altitude e altura não são conceitos iguais. A altura corresponde à distância vertical entre os dois pontos extremos de um objeto: do topo à base.

  • A altitude é um fator do clima que interfere na pressão atmosférica e na temperatura.

  • O Brasil tem altitudes moderadas, com média variando entre 200 m e 600 m. No entanto, existem picos elevados que superam 2000 m de altitude.

  • O pico da Neblina é ponto culminante do Brasil, com altitude de 2995,30 m.

O que é altitude?

Altitude é uma grandeza que corresponde à distância vertical entre qualquer ponto da superfície terrestre e o nível do mar (superfície média das águas dos oceanos). A altitude é comumente expressa em metros (m). Essa medida é muito utilizada na Geografia, em especial quando descrevemos uma paisagem natural ou queremos caracterizar o relevo de uma localidade.

Quais os tipos de altitude

A forma como a altitude é mensurada pode variar de acordo com o propósito da medição e com a superfície de referência utilizada para tal. Com base nesse segundo critério, a altitude é classificada da seguinte maneira:

  • Altitude ortométrica: mede-se a distância vertical de um ponto com relação à superfície do geoide, que apresenta irregularidades.

  • Altitude geométrica: mede-se a distância vertical de um ponto com relação à superfície da elipsoide. Essa superfície, diferente do geoide, é obtida por meio de uma fórmula matemática, e procura eliminar a maior parte das irregularidades do geoide. Quando consultamos a altitude em um GPS, é o valor da altitude geométrica que obtemos.

Como medir a altitude?

A altitude é uma medida fornecida pelos aparelhos equipados com o sistema de localização universalmente conhecido como GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em inglês). Dessa forma, a altitude é dada de maneira automática, e varia conforme o usuário se desloca pela superfície. Essa é apenas uma das inúmeras formas de se medir a altitude.

Outro instrumento muito utilizado para a determinação da altitude é o altímetro. Muitos equipamentos, como relógios de pulso e bússolas digitais, bem como painéis de controle de aeronaves, já vêm com um altímetro incorporado. No caso das ferramentas digitais, a altitude obtida pelo altímetro é oriunda de informações de GPS. No entanto, também é possível encontrar altímetros digitais ou analógicos separadamente.

Altímetro é o nome do instrumento usado para medir a altitude.

Alguns desses aparelhos medem a altitude com base na pressão atmosférica auferida para o local. Existe um barômetro (medidor de pressão atmosférica) dentro dos altímetros que funcionam dessa maneira. Nele existe um pequeno compartimento que contrai e dilata conforme a pressão, e isso desencadeia o movimento do ponteiro do altímetro.

Diferenças entre altitude e latitude

Altitude e latitude, embora possam soar semelhantes e também atuar em conjunto na caracterização do clima de uma área, são conceitos distintos na Geografia. A seguir, entenda quais são as principais diferenças entre elas.

Altitude

Latitude

É a distância vertical, dada em metros, entre qualquer ponto físico na superfície terrestre e o nível do mar.

É a distância, dada em graus, entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador.

Auxilia na descrição física de um lugar, associada com o relevo.

Auxilia na identificação da posição de um ponto na superfície terrestre. Compõe, com a longitude, o sistema de coordenadas geográficas.

Veja também: Latitude e longitude — medidas que indicam a posição de qualquer ponto na superfície do planeta Terra

Altitude x altura

Altitude

Altura

É a distância vertical entre um ponto qualquer na superfície da Terra e o nível do mar. Em uma montanha, por exemplo, calculamos a altitude tomando como base o seu ponto mais elevado, e medimos a distância entre ponto e a superfície média do oceano.

É a distância vertical entre os dois pontos extremos de um mesmo objeto ou pessoa, isto é, entre a base e o topo.

A superfície de referência para medir a altitude é fixa e invariável, ou seja, será sempre o nível do mar.

A superfície de referência para medir a altitude é o próprio objeto que está sendo medido, ou seja, é individual.

Qual a relação entre a altitude e o clima?

A altitude é um dos fatores do clima. Isso significa que a altitude faz parte dos aspectos do meio natural que interferem da determinação dos elementos do clima de uma área. Os elementos do clima influenciados pela altitude são a pressão atmosférica e a temperatura.

Lugares que apresentam maior altitude, especialmente montanhas muito elevadas e picos nevados, têm baixa pressão atmosférica, resultante do ar rarefeito. Por conta disso, a capacidade de retenção de calor pelas moléculas em suspensão é menor, o que torna as altitudes elevadas mais frias do que áreas rebaixadas.

Dizemos, então, que quanto maior a altitude, menor a temperatura. A redução de temperaturas acontece em uma escala de 100 metros: a cada 100 metros de altitude, a temperatura cai 0,6 ºC (ou cerca de 6 ºC a cada quilômetro). Para além da queda de temperatura, regiões de altitude elevada estão sujeitas à maior ocorrência de ventos e de precipitação em forma de chuva ou de neve. Tal fato é ainda mais intenso em barreiras orográficas. Para saber mais detalhes sobre a relação entre a altitude e o clima, clique aqui.

Altitude no Brasil

O pico da Neblina, no estado do Amazonas, é o ponto culminante do Brasil, ou seja, é o ponto de maior altitude do território brasileiro.[1]

O território brasileiro é constituído por estruturas geológicas muito antigas que já passaram por um longo período de desgaste pelos agentes intempéricos como a água e os ventos. Por essa razão, a paisagem natural do Brasil é composta por relevo modesto, em que as altitudes variam entre 200-600 metros em média.

Justamente pelos motivos acima citados, além de o Brasil estar distante de áreas de encontros de placas tectônicas, não existem montanhas no país. Entretanto, existem pontos culminantes cuja altitude supera os 2000 metros. Na tabela a seguir, confira quais são os pontos de maior altitude do território brasileiro, bem como sua respectiva localização.

Ponto culminante

Altitude

Localização

Pico da Neblina

2995,30 m

Amazonas

Pico 31 de Março

2974,18 m

Amazonas

Pico da Bandeira

2891,32 m

Espírito Santo

Pedra da Mina

2798,06 m

Minas Gerais e São Paulo

Pico das Agulhas Negras

2790,94 m

Rio de Janeiro

Pico do Cristal

2769,05 m

Minas Gerais

Monte Roraima

2734,05 m

Roraima

Exercícios resolvidos sobre altitude

Questão 1

(UFRGS) Considere o segmento abaixo.

Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 — de 14 a 28 de maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera.

Adaptado de: https://www.tsf.pt/mundo/interior/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminho-caos-ecarnificina-para-subir-o-evereste-10962607.html. Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre

A) a diminuição de 6,5 °C/km na temperatura média superficial do ar.

B) a rarefação do Oxigênio, pois o Argônio passa a predominar na composição do ar.

C) o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 °C a cada 100 m.

D) o aumento do efeito estufa devido à maior quantidade de gases como o Ozônio troposférico, CO2 e vapor d’água.

E) o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas são altas, independentemente da elevação topográfica.

Resolução:

Alternativa A

Em áreas montanhosas e de altitudes muito elevadas, como o monte Everest, as temperaturas diminuem conforme a altitude aumenta. Estima-se que essa diminuição seja de 0,6 ºC a cada 100 metros de subida (ou 6 ºC a cada quilômetro).

Questão 2

(Unitau) Os biomas Floresta Amazônica e Mata Atlântica caracterizam-se por vegetação de porte alto, associada a altos valores de umidade. Em termos de temperatura do ar, o primeiro apresenta temperaturas elevadas, ao passo que o segundo apresenta temperaturas mais amenas.

Assinale a alternativa que identifica os fatores climáticos responsáveis por esses valores de elementos climáticos:

A) continentalidade e altitude

B) continentalidade e maritimidade

C) latitude e altitude

D) longitude e altitude

E) latitude e longitude

Resolução:

Alternativa C

A Floresta Amazônica se localiza em baixa latitude e também em baixa altitude, em uma região de planícies, motivo pelo qual as temperaturas são mais elevadas. A Mata Atlântica ocupa uma área planáltica, predominada por serras e em latitude mediana. A combinação desses fatores condiciona temperaturas amenas, especialmente quando se considera que a altitude predomina sobre a latitude quando estamos falando de influência no clima de uma área.

Quiz

A altitude é uma medida muito importante na Geografia já que é utilizada para a caracterização do relevo de uma área. Essa medida atua, também, como um fator climático que modifica ou influencia os elementos do clima, sendo eles a pressão e a temperatura. Levando em consideração nossos conhecimentos sobre a altitude, leia as alternativas e assinale a incorreta:

A) A medição da altitude pode ser observada diretamente em aparelhos equipados com GPS ou pode ser realizada por meio de um altímetro analógico.

B) A altitude e a altura são conceitos equivalentes, e podem ser utilizados como sinônimos.

C) A altitude atua de modo a diminuir a temperatura de uma área. Quanto maior é a altitude, menor é a temperatura.

Alternativa correta: Letra B

Créditos da imagem

[1]Força Aérea do Brasil / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CARVALHO, Brisa Maria Tobias; COSTA NETO, João Victor. Análise comparativa das altitudes normais obtidas por nivelamento geométrico e posi-cionamento GNSS em um trecho de rodovia. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/376.

CASSITA, Danielle. Como calcular a altitude de um lugar sem fazer uma medição direta? Canaltech, 17 out. 2021. Disponível em: https://canaltech.com.br/ciencia/como-calcular-a-altitude-de-um-lugar-199008/.

IBGE. Conceitos gerais: altitude. IBGE. Atlas Escolar, 2022. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/altitude.html.

IBGE - Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Glossário geológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. 214p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/glossariogeologico.pdf.

IBGE. Geociências: IBGE revê as altitudes de sete pontos culminantes. Agência IBGE Notícias, 29 fev. 2016. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/15275-geociencias-ibge-reve-as-altitudes-de-sete-pontos-culminantes.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Geografia

A relação entre altitude e clima

Geografia

Montanhas

Geografia

Pressão atmosférica

Geografia

Relevo

Últimos artigos

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.

Roma Antiga

Roma Antiga foi uma das principais civilizações da Idade Antiga. Sua história é dividida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.