Será que é perigoso dormir com plantas no quarto? Clique e descubra!
É comum ouvir as pessoas dizerem que não devemos dormir com plantas no quarto e que estas podem desencadear dores de cabeça, não é mesmo? Mas será que essa afirmativa é verdadeira?
Primeiramente devemos lembrar que as plantas realizam dois processos importantes: a fotossíntese e a respiração. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes, como plantas e algas, utilizam energia luminosa para produzir carboidratos, que funcionam como o alimento para esses seres. Durante o processo de fotossíntese, há o consumo de gás carbônico e a liberação de oxigênio.
Assim sendo, para que haja fotossíntese, é necessário que a planta seja exposta à luz. Vale destacar, no entanto, que algumas etapas podem ocorrer na ausência de luminosidade, acontecendo inclusive durante a noite, como é o caso de algumas plantas suculentas.
No processo de respiração, por sua vez, a planta faz uso do oxigênio para conseguir liberar a energia que está armazenada nos carboidratos por ela produzidos. Esse processo, diferentemente da fotossíntese, não necessita de luz. Sendo assim, ocorre durante todo o dia e noite.
Muitas pessoas acreditam que as plantas realizam a respiração apenas durante a noite, quando não há luz para realizar fotossíntese. Entretanto, essa afirmativa é incorreta. O que acontece é que, durante o dia, o oxigênio produzido no processo de fotossíntese é utilizado na respiração, havendo, portanto, uma compensação.
Para confirmar que esse pensamento não passa de um mito, basta fazer algumas perguntas simples: Em todas as vezes que acampamos e dormimos em uma área verde, ficamos com dores de cabeça? Os índios sentem dores de cabeça frequentes? É claro que todas essas respostas são negativas, não é mesmo?
Levando em consideração o consumo de oxigênio, outra pergunta pode surgir: Dormir com muitas pessoas no quarto faz mal? Quando comparados a uma planta, os seres humanos consomem muito mais oxigênio, mas, mesmo assim, não observamos casos de sufocamento ao dormir acompanhado.
Percebe-se, portanto, que quando analisamos a quantidade de oxigênio consumida, as plantas ou outros seres vivos não nos causam nenhum dano. Entretanto, devemos ficar atentos às substâncias produzidas por algumas plantas para afastar herbívoros. Esses produtos podem desencadear reações alérgicas e merecem, portanto, atenção.
Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada: