Aprenda um pouco mais sobre o vacúolo, uma estrutura encontrada em diferentes tipos de células, não apenas nas vegetais.
Quando falamos em vacúolo, logo pensamos nas estruturas presentes em células vegetais. Entretanto, existem diferentes vacúolos que são encontrados também em outros tipos celulares. Vamos conhecê-los?
→ Vacúolo de suco celular
O vacúolo de suco celular é o tipo mais conhecido e é encontrado nas células vegetais. Normalmente, essa estrutura é utilizada para identificar a célula de uma planta e diferenciá-la de uma célula animal.
Esse tipo de vacúolo é uma estrutura envolta por membrana e, em seu interior, é encontrada uma solução formada por várias substâncias dissolvidas em água. Essa solução encontrada no vacúolo é chamada de suco celular.
Os vacúolos da célula vegetal apresentam várias funções para a planta. Entre essas funções, podemos citar:
Armazenamento de substâncias;
Manutenção do pH da célula;
Digestão de componentes das células;
Armazenamento de pigmentos que dão cor a flores e frutos;
Armazenamento de substâncias que protegem a planta contra a herbivoria;
Controle da quantidade de água na célula.
→ Vacúolos digestórios
Os vacúolos digestórios não são exclusivos de células vegetais e estão presentes também em outras células. A função desse vacúolo é garantir a digestão intracelular, ou seja, permitir que a célula consiga digerir os produtos que captura. Um tipo especial de vacúolo digestório é o chamado vacúolo autofágico, que é capaz de digerir estruturas de sua própria célula.
→ Vacúolos pulsáteis
Os vacúolos pulsáteis são aqueles que apesentam a capacidade de eliminar o excesso de água que foi absorvida por uma célula. Esse tipo de vacúolo é comum em protistas que vivem em água doce, como os paramécios. Esses seres são hipertônicos, isto é, possuem grande concentração de soluto em relação ao meio que vivem e, por isso, fazem com que a água entre na célula por osmose. A quantidade de água é, então, controlada pelos vacúolos, que impedem o rompimento da célula.