Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sexo dos bebês

Saiba mais sobre os cromossomos sexuais e como eles determinam o sexo dos bebês.

Os cromossomos sexuais (X e Y) são responsáveis por determinar o sexo dos bebês Os cromossomos sexuais (X e Y) são responsáveis por determinar o sexo dos bebês

Você já se perguntou como nascem as meninas e os meninos? O que determina o sexo dos bebês? A seguir, vamos retirar todas essas dúvidas da sua cabeça. Vamos lá?

Na espécie humana, há machos e fêmeas, por isso, somos considerados dioicos. Os homens e as mulheres diferenciam-se graças aos cromossomos sexuais. Cada indivíduo apresenta 46 cromossomos, que são cadeias de DNA associadas a proteínas. Dois desses cromossomos correspondem ao par sexual, que é o que vai determinar o sexo.

Nas mulheres, os cromossomos do par sexual são iguais e representados por XX. Já os homens possuem um cromossomo sexual X e outro que é chamado de Y, sendo assim, eles são XY.

Sabemos que, para que ocorra a fecundação, são necessários um gameta masculino e um feminino. O gameta masculino é o espermatozoide, enquanto o feminino é o óvulo. Cada um desses gametas apresenta apenas metade dos cromossomos da espécie humana, sendo assim, cada óvulo e cada espermatozoide apresentam apenas um cromossomo sexual.

Se a mulher é XX, todos os gametas femininos apresentam apenas um cromossomo sexual X. Já o homem apresenta gametas X e gametas Y. Vamos supor que um óvulo foi fecundado por um espermatozoide X, teremos um bebê com o par sexual XX e, consequentemente, o casal terá uma menina.


Se o espermatozoide Y fecundar o óvulo, teremos uma menina ou um menino? A resposta está no texto a seguir

Na figura acima, temos um óvulo prestes a ser fecundado por um espermatozoide Y. Nesse caso, o bebê será XY, ou seja, será um menino. Percebemos então que quem determina o sexo é o espermatozoide, portanto, o homem. Em genética, consideramos que existe a mesma probabilidade de se nascer meninas ou meninos.

Curiosidade: É importante informar que algumas vezes, após a fecundação, encontramos indivíduos com a falta ou excesso de cromossomos sexuais. Quando isso acontece, temos as chamadas aberrações sexuais. Como exemplo, podemos citar a Síndrome de Turner, onde o indivíduo do sexo feminino apresenta apenas um cromossomo X. Além dessa síndrome, temos a de Klinefelter, em que os indivíduos são XXY e, por possuírem o cromossomo Y, são do sexo masculino.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Gametas

Ciências

Genes

Ciências

Genética

Ciências

Gravidez e os cuidados com o recém-nascido

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.