Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Plastídios

Saiba mais sobre os plastídios, organelas celulares vegetais que se relacionam com a fotossíntese, atração de polinizadores e reserva de substância.

Os plastídios são estruturas típicas de uma célula vegetal Os plastídios são estruturas típicas de uma célula vegetal

Os plastídios, também chamados de plastos, são estruturas encontradas nas células vegetais que possuem um material genético próprio. Um exemplo muito comum de plastídio é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese.

Estrutura dos plastídios

Os plastídios são formados por duas membranas, que delimitam uma matriz chamada de estroma. O estroma apresenta membranas – os tilacoides – que se apresentam diferentes a depender do plastídio analisado. Além dos tilacoides, há na matriz DNA, RNA, ribossomos e enzimas.

Funções dos plastídios

Os plastídios apresentam várias funções a depender do tipo analisado. Os que possuem clorofila estão relacionados com o processo de fotossíntese; aqueles que apresentam carotenoides estão relacionados, muitas vezes, com a atração de polinizadores. Eles também apresentam a função de armazenar substâncias, tais como amido e proteínas. Os amiloplastos presentes na raiz são capazes de perceber a gravidade.

Tipos de plastídios

Os plastídios diferenciam-se na forma e tamanho, assim como pela presença ou ausência de pigmentos e substâncias acumuladas. Podemos classificá-los em três grandes grupos:

  • Cloroplastos: possuem como pigmento a clorofila, a qual apresenta coloração verde. Eles estão presentes em praticamente todo o vegetal, mas são encontrados em maior quantidade nas folhas.

    Os cloroplastos são os mais complexos plastídios, pois seus tilacoides aparecem como sacos achatados e dispõem-se como uma pilha de moedas.


Observe que, no interior do cloroplasto, os tilacoides estão dispostos em pilhas

  • Cromoplastos: nesses plastídios, geralmente, não há a presença de clorofila, mas, sim, uma quantidade elevada de carotenoides. Estes são responsáveis pelas cores amareladas e avermelhadas em vegetais.

  • Leucoplastos: são plastídios sem nenhum pigmento, mas outras substâncias são acumuladas. Aqueles que acumulam amido são chamados de amiloplastos, e os que armazenam proteína são denominados proteinoplastos.

Curiosidade: Os plastídios podem transformar-se uns nos outros ao modificar a sua estrutura interna, passando a acumular outras substâncias.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Clorofila

Ciências

Cloroplasto

Ciências

Células

Ciências

Células animais e vegetais

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.