Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Organismos aeróbios e anaeróbios

Clique aqui e saiba o que são e quais as diferenças entre organismos aeróbios e organismos anaeróbios.

Todos os organismos vivos realizam algum tipo de respiração Todos os organismos vivos realizam algum tipo de respiração

Todo organismo realiza um tipo de respiração para manter-se vivo. Alguns organismos realizam a respiração aeróbia; enquanto que outros realizam a respiração anaeróbia. Mas o que significa isso?

A respiração aeróbia, chamada por alguns de respiração aeróbica, é um tipo de respiração que só ocorre quando há oxigênio. Todos os organismos que conseguem realizar esse tipo de respiração são chamados de seres aeróbios ou aeróbicos. Esse tipo de respiração ocorre nas células de todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.

 


Algumas bactérias são encontradas dentro de conservas ou enlatados

 

A bactéria responsável por causar uma doença chamada de botulismo só sobrevive na ausência de oxigênio e costumamos encontrá-la em enlatados e conservas que foram mal esterilizadas. Essa bactéria produz algumas toxinas que podem levar o ser humano à morte.

Outra bactéria encontrada em locais onde não há oxigênio é a causadora do tétano. Essa bactéria se reproduz em ferimentos profundos, onde há pouco oxigênio, e também em ferimentos que não foram tratados.

 


Os lactobacilos são utilizados na fabricação de iogurtes e coalhadas

 

Mas as bactérias anaeróbias não causam somente prejuízos. Algumas bactérias, chamadas de lactobacilos, são utilizadas na produção de iogurtes e coalhadas; além disso, essas mesmas bactérias são encontradas em nosso intestino e auxiliam na fabricação de algumas vitaminas.

Além das bactérias, alguns fungos também realizam a respiração anaeróbia. Um fungo muito conhecido, chamado de Saccharomyces cerevisae, é utilizado na produção de bebidas alcoólicas e também na produção de pães, bolos, biscoitos, etc. Esse fungo realiza tanto a respiração anaeróbia quanto a respiração aeróbia.

 


O fungo Saccharomyces cerevisae é utilizado na fabricação de algumas bebidas

 

Quando esse fungo se encontra em um ambiente em que há ausência de oxigênio, ele realiza a respiração anaeróbia e produz gás carbônico e álcool etílico. Por isso, nas bebidas alcoólicas que são produzidas com esse tipo de fungo, como a cerveja e o champanhe, há a presença de gás e também de álcool.

 


O Saccharomyces cerevisae é empregado na fabricação de pães e bolos

Mas esse fungo também realiza a respiração aeróbia quando o oxigênio se encontra disponível. Ao realizar esse tipo de respiração, produz gás carbônico e água, ao invés de álcool. Dessa forma, ele se torna importante na fabricação de pães, bolos, roscas e biscoitos, onde é adicionado na forma de fermento e é o responsável por fazer a massa crescer e ficar macia.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Bactérias

Ciências

Células

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Do que é feito o iogurte?

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.