Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Organismos aeróbios e anaeróbios

Clique aqui e saiba o que são e quais as diferenças entre organismos aeróbios e organismos anaeróbios.

Todo organismo realiza um tipo de respiração para manter-se vivo. Alguns organismos realizam a respiração aeróbia; enquanto que outros realizam a respiração anaeróbia. Mas o que significa isso?

A respiração aeróbia, chamada por alguns de respiração aeróbica, é um tipo de respiração que só ocorre quando há oxigênio. Todos os organismos que conseguem realizar esse tipo de respiração são chamados de seres aeróbios ou aeróbicos. Esse tipo de respiração ocorre nas células de todos os animais, sejam eles vertebrados ou invertebrados.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.

 


Algumas bactérias são encontradas dentro de conservas ou enlatados

 

A bactéria responsável por causar uma doença chamada de botulismo só sobrevive na ausência de oxigênio e costumamos encontrá-la em enlatados e conservas que foram mal esterilizadas. Essa bactéria produz algumas toxinas que podem levar o ser humano à morte.

Outra bactéria encontrada em locais onde não há oxigênio é a causadora do tétano. Essa bactéria se reproduz em ferimentos profundos, onde há pouco oxigênio, e também em ferimentos que não foram tratados.

 


Os lactobacilos são utilizados na fabricação de iogurtes e coalhadas

 

Mas as bactérias anaeróbias não causam somente prejuízos. Algumas bactérias, chamadas de lactobacilos, são utilizadas na produção de iogurtes e coalhadas; além disso, essas mesmas bactérias são encontradas em nosso intestino e auxiliam na fabricação de algumas vitaminas.

Além das bactérias, alguns fungos também realizam a respiração anaeróbia. Um fungo muito conhecido, chamado de Saccharomyces cerevisae, é utilizado na produção de bebidas alcoólicas e também na produção de pães, bolos, biscoitos, etc. Esse fungo realiza tanto a respiração anaeróbia quanto a respiração aeróbia.

 


O fungo Saccharomyces cerevisae é utilizado na fabricação de algumas bebidas

 

Quando esse fungo se encontra em um ambiente em que há ausência de oxigênio, ele realiza a respiração anaeróbia e produz gás carbônico e álcool etílico. Por isso, nas bebidas alcoólicas que são produzidas com esse tipo de fungo, como a cerveja e o champanhe, há a presença de gás e também de álcool.

 


O Saccharomyces cerevisae é empregado na fabricação de pães e bolos

Mas esse fungo também realiza a respiração aeróbia quando o oxigênio se encontra disponível. Ao realizar esse tipo de respiração, produz gás carbônico e água, ao invés de álcool. Dessa forma, ele se torna importante na fabricação de pães, bolos, roscas e biscoitos, onde é adicionado na forma de fermento e é o responsável por fazer a massa crescer e ficar macia.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Todos os organismos vivos realizam algum tipo de respiração Todos os organismos vivos realizam algum tipo de respiração
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Células procarióticas e eucarióticas

Ciências

Do que é feito o iogurte?

Ciências

Bactérias

Ciências

Células

Últimos artigos

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.

Cretenses

Cretenses, também conhecidos como minoicos, formaram uma civilização que se desenvolveu na ilha de Creta, vivendo seu auge entre 2000 a.C. e 1500 a.C.