Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Do que é feito o iogurte?

Afinal, como o iogurte é produzido? Clique aqui e descubra a resposta! Palavras-chave: iogurte, lactobacilos, fermentação, fabricação de iogurtes

por Escola Kids
O iogurte, além de saboroso, também é muito saudável O iogurte, além de saboroso, também é muito saudável

O iogurte é um alimento amplamente consumido por jovens e adultos, seja puro ou com açúcar, mel ou frutas. Apesar disso, muitas pessoas não sabem como esse produto é feito e imaginam apenas que há leite, açúcar e alguns frutos. O que muitos não sabem é que, além desses produtos, existem bactérias!

As bactérias são organismos bem simples que são encontrados em praticamente todos os locais do planeta. Conhecidas principalmente por causarem doenças, tais como pneumonia, tétano e tuberculose, esses seres vivos não causam apenas prejuízos ao homem.

As bactérias também são importantes para a fabricação de alimentos, tais como os iogurtes, queijos, coalhadas e vinagres; na produção de insulina, que é usada no tratamento de diabetes, e até em tratamentos estéticos, como o Botox. Além disso, possuem importância ecológica, pois atuam na fixação de nitrogênio e na decomposição de organismos mortos.

No que diz respeito ao iogurte, elas são usadas para transformar o açúcar encontrado no leite (lactose) em ácido lático, que é responsável por coagular o leite. Esse processo é conhecido como fermentação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Basicamente, duas bactérias são usadas no processo de fabricação de iogurtes, a Lactobacillus bulgaricus e a Streptococcus thermophilus. A primeira está mais relacionada com a cremosidade e o cheiro do iogurte, enquanto o Streptococcus thermophilus está mais relacionado com a fermentação.

Para a fabricação do iogurte, são usadas duas bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus
Para a fabricação do iogurte, são usadas duas bactérias: Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus

O iogurte, além de saboroso, possui várias outras qualidades. Os lactobacilos usados em sua produção são importantes, por exemplo, contra doenças do intestino. Além disso, alguns estudos comprovam que o iogurte diminui o mau hálito e é uma boa fonte de cálcio, auxiliando, assim, no combate à osteoporose e à hipertensão (pressão alta). Sem falar que o iogurte é uma grande fonte de vitaminas.

Agora que você já sabe como ele é feito e todos os benefícios desse produto, que tal abrir um delicioso potinho de iogurte?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fermentação

Ciências

Importância das bactérias

Ciências

Doenças causadas por bactérias

Ciências

Reino Monera

Últimos artigos

Cangurus

Cangurus são animais marsupiais que se destacam por possuírem pernas traseiras fortes, que conseguem garantir saltos a grandes distâncias.

Operadores argumentativos

Operadores argumentativos são expressões que ligam orações, períodos ou até mesmo parágrafos, conforme a intenção do autor.

Catar

Catar ou Qatar é um emirado localizado no Oriente Médio. O Catar é considerado um país com uma das maiores economias do planeta.

Tráfico negreiro

O tráfico negreiro começou a ser direcionado para o Brasil a partir da década de 1540 e trouxe milhões de escravos para atender à demanda por trabalhadores na colonização.