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Importância das três refeições

Entenda a importância das três refeições para a nossa saúde e por que devemos fazer lanches entre elas.

por Vanessa Sardinha dos Santos
É importante realizar pelo menos três refeições diárias É importante realizar pelo menos três refeições diárias

Alimentar-se bem vai muito além do tipo de alimento que se escolhe para compor a dieta. Alimentar-se bem tem a ver também com intervalos corretos entre as refeições, com a forma como realizamos cada refeição e, é claro, com uma dieta rica em alimentos saudáveis e que contemplem nossa necessidade diária.

Para ter uma alimentação correta, é necessário estar atento às três refeições principais: o café da manhã, almoço e jantar.

  • Café da manhã: essa refeição é extremamente importante porque é a primeira do dia. Ela ocorre após um grande período de jejum, uma vez que uma pessoa dorme, em média, oito horas a cada noite. Portanto, é fundamental que seja realizada antes de qualquer outra atividade. Caso uma pessoa resolva trabalhar, ir à escola ou praticar um exercício logo após acordar sem fazer essa refeição, pode haver uma queda de pressão e até desmaios.

  • Almoço: normalmente é a refeição em que conseguimos a maior quantidade de nutrientes e calorias que precisamos, haja vista que é nesse momento que ingerimos, por exemplo, carnes, que são fontes de proteínas, vegetais, que são ricos em vitaminas e fibras, e arroz, uma grande fonte de carboidratos. Além de garantir nutrientes, o almoço fornece energia para completarmos o restante das nossas atividades diárias.

  • Jantar: normalmente é uma refeição mais leve que o almoço, entretanto, é essencial para repor nossas energias. É importante não exagerar no jantar, pois a digestão é dificultada quando dormimos.


Qual é a importância dos lanches entre as grandes refeições?

Entre as grandes refeições, é importante realizar sempre pequenos lanches, como frutas e barrinhas de cereal. Esses lanches são essenciais para manter o corpo ativo e impedir que nos alimentemos exageradamente nas grandes refeições.

Assim sendo, o ideal para uma alimentação saudável é que sejam feitas de cinco a seis refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

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