Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Importância das três refeições

Entenda a importância das três refeições para a nossa saúde e por que devemos fazer lanches entre elas.

É importante realizar pelo menos três refeições diárias É importante realizar pelo menos três refeições diárias

Alimentar-se bem vai muito além do tipo de alimento que se escolhe para compor a dieta. Alimentar-se bem tem a ver também com intervalos corretos entre as refeições, com a forma como realizamos cada refeição e, é claro, com uma dieta rica em alimentos saudáveis e que contemplem nossa necessidade diária.

Para ter uma alimentação correta, é necessário estar atento às três refeições principais: o café da manhã, almoço e jantar.

  • Café da manhã: essa refeição é extremamente importante porque é a primeira do dia. Ela ocorre após um grande período de jejum, uma vez que uma pessoa dorme, em média, oito horas a cada noite. Portanto, é fundamental que seja realizada antes de qualquer outra atividade. Caso uma pessoa resolva trabalhar, ir à escola ou praticar um exercício logo após acordar sem fazer essa refeição, pode haver uma queda de pressão e até desmaios.

  • Almoço: normalmente é a refeição em que conseguimos a maior quantidade de nutrientes e calorias que precisamos, haja vista que é nesse momento que ingerimos, por exemplo, carnes, que são fontes de proteínas, vegetais, que são ricos em vitaminas e fibras, e arroz, uma grande fonte de carboidratos. Além de garantir nutrientes, o almoço fornece energia para completarmos o restante das nossas atividades diárias.

  • Jantar: normalmente é uma refeição mais leve que o almoço, entretanto, é essencial para repor nossas energias. É importante não exagerar no jantar, pois a digestão é dificultada quando dormimos.


Qual é a importância dos lanches entre as grandes refeições?

Entre as grandes refeições, é importante realizar sempre pequenos lanches, como frutas e barrinhas de cereal. Esses lanches são essenciais para manter o corpo ativo e impedir que nos alimentemos exageradamente nas grandes refeições.

Assim sendo, o ideal para uma alimentação saudável é que sejam feitas de cinco a seis refeições: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alimentação

Ciências

Alimentação saudável

Ciências

Dicas para uma alimentação saudável

Ciências

Pirâmide alimentar

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.