Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Estômato

Entenda o que é um estômato e sua importância para a sobrevivência de um vegetal.

Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas

Como sabemos, a epiderme é um tecido que reveste todo o corpo de uma planta, sendo considerado o tecido mais externo do vegetal. Nesse tecido, várias estruturas estão presentes, tais como tricomas, hidatódios e estômatos.

Os estômatos são estruturas que, vistas ao microscópio, assemelham-se a pequenas bocas, por isso receberam esse nome, que vem do grego stoma, que significa boca. A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese.

Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas e caules, sendo ausentes em raízes. Essas estruturas podem estar localizadas apenas em uma superfície foliar ou em ambas, sendo esse um critério importante para classificar as folhas. Quando uma folha apresenta estômatos dos dois lados, dizemos que ela é anfiestomática. Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior da folha, dizemos que ela é hipoestomática. Já quando o estômato apresenta-se apenas na região superior, dizemos que se trata de uma folha epiestomática.

Um estômato apresenta uma estrutura bastante característica: ele é formado por duas células, chamadas de células-guarda, que ficam ao redor de uma abertura denominada de ostíolo. Essa abertura conecta o meio externo com um espaço entre as células chamado de câmara subestomática.


Observe a estrutura de um estômato

As células-guarda apresentam o importante papel de controlar a abertura e o fechamento dos estômatos e, portanto, garantir a troca gasosa. Essas células diferenciam-se de acordo com a espécie analisada, sendo que normalmente possuem formato de rim em eudicotiledôneas e formato de halteres (pesos de academia) nas espécies monocotiledôneas.

Em alguns estômatos, encontramos ainda as chamadas células subsidiárias, que ficam ao redor das células-guarda. A quantidade e a disposição dessas células são critérios de classificação dos estômatos de uma planta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Gutação

Ciências

Plastídios

Ciências

Respiração e transpiração nos vegetais

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.