Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Respiração e transpiração nos vegetais

Entenda como ocorre o processo de respiração e transpiração nos vegetais e conheça a importância desse fenômeno.

As plantas, assim como os animais, realizam diversas reações em seu corpo. Muitas pessoas podem acreditar que o vegetal faz apenas a fotossíntese, esquecendo-se de processos como a respiração e a transpiração.

Respiração celular

A respiração celular é um processo que ocorre em diferentes seres vivos, portanto, também acontece nas plantas. Como o nome sugere, a respiração celular é feita nas células.

Nos seres humanos, temos a respiração pulmonar, na qual o oxigênio entra pelas nossas fossas nasais e é levado até os pulmões, onde passa para o sangue. Nesse momento, o oxigênio torna-se disponível para as células que realizarão a respiração celular. Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos.

A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia. Esse processo é, portanto, a principal fonte de fornecimento de energia para a célula.

Transpiração vegetal

As plantas também sofrem o processo conhecido como transpiração. Nesse caso, a planta perde água na forma de vapor. A transpiração é feita por qualquer parte do vegetal que esteja acima do solo, entretanto, é um processo que ocorre em maior quantidade nas folhas. Isso se deve ao fato de a folha ter uma grande quantidade de estômatos, que são estruturas responsáveis pelas trocas gasosas das plantas. Estima-se que 90% da água transpirada é perdida por esses locais.

A transpiração está ligada à captação de gás carbônico, o qual é fundamental para a fotossíntese. Entretanto, em excesso, esse processo pode desencadear danos ao vegetal, como retardar seu crescimento e até mesmo levá-lo à morte. Para evitar a perda excessiva de água, muitas plantas contam com adaptações importantes, como a cutícula cerosa.

ATENÇÃO: Algumas vezes, é possível perceber gotas de água nas margens e no ápice das folhas. Essa perda de água não é a transpiração, pois essa substância, nesse caso, está no estado líquido. Denominamos esse fenômeno de gutação, e é por meio dele que ocorre a eliminação de água por estruturas especiais chamadas de hidatódios.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

As plantas realizam diversos processos importantes, e não apenas a fotossíntese As plantas realizam diversos processos importantes, e não apenas a fotossíntese
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Caules subterrâneos

Ciências

Tecidos vegetais

Ciências

Plantas Tóxicas

Ciências

É perigoso dormir com plantas no quarto?

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.