Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Gutação

Entenda o que é a gutação, um processo bastante conhecido, mas muito confundido com chuva e orvalho.

Alguma vez você já observou várias gotinhas de água nas bordas das folhas de algumas plantas? Essas situações geralmente são interpretadas como orvalho, ou mesmo como gotinhas de água da chuva, entretanto, você pode estar diante de um fenômeno muito interessante denominado de gutação.

A gutação

A gutação é um processo em que ocorre a eliminação de água no estado líquido pela planta. Esse fenômeno é normalmente percebido pela manhã, e as pequenas gotinhas de água ficam localizadas na borda ou no ápice da folha.

A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente. Nesses casos, as células da raiz continuam secretando íons dentro do tecido condutor, denominado de xilema. O acúmulo de minerais faz com que a água entre no xilema por osmose. Ao entrar, a água acaba empurrando a seiva do xilema.

A água segue, então, em direção às folhas e é eliminada através dos hidatódios. Essa eliminação acontece porque as folhas recebem mais água do que estão perdendo pela transpiração.

Esse fenômeno realiza-se normalmente à noite, e é possível observar a água na folha logo pela manhã. Entretanto, esse processo só acontecerá caso tenha uma redução nas taxas de transpiração da planta, uma grande disponibilidade de água no solo e a umidade do ar esteja alta.

Os hidatódios

Os hidatódios são as estruturas responsáveis pela eliminação da água. Essas estruturas, também chamadas de poros aquíferos, estão localizadas no ápice ou na borda da folha. Eles são compostos por elementos do xilema (tecido de condução), pelo epitema, que é formado por células de parede fina, e pelos poros aquíferos, que lembram muito estômatos modificados. A água que será eliminada chega via xilema, é liberada no epitema, onde alguns minerais são captados para nutrição da folha, e posteriormente eliminada pelos poros aquíferos.

Qual é a diferença entre gutação e orvalho?

A gutação é um processo em que a água sai do corpo do vegetal. O orvalho, por sua vez, é um fenômeno que ocorre quando a água presente no ar condensa-se, ou seja, passa do estado gasoso para o líquido.

A gutação é um processo em que água no estado líquido é eliminada pela planta A gutação é um processo em que água no estado líquido é eliminada pela planta
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Respiração e transpiração nos vegetais

Ciências

Estômato

Ciências

Tecidos vegetais

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.