Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tecidos vegetais

Saiba mais sobre as características e tipos de tecidos vegetais, responsáveis pela sustentação, acúmulo de substâncias e proteção da planta!

Todos os órgãos da planta são formados por tecidos Todos os órgãos da planta são formados por tecidos

Assim como qualquer ser vivo, as plantas são formadas por células. O conjunto de células semelhantes e que exercem a mesma função é chamado de tecido e, nas plantas, recebe a denominação de tecido vegetal.

Assim como nos animais, as plantas possuem tecidos que revestem, sustentam e levam nutrientes para todo o corpo. Veja a seguir os principais tecidos vegetais e a função de cada um deles:

Epiderme vegetal: Esse tecido reveste todo o corpo da planta, sendo, portanto, o mais externo, além de relacionar-se com as mais variadas funções. Nele encontramos, por exemplo, estruturas chamadas de estômatos que estão relacionadas com as trocas gasosas. É na epiderme também que encontramos os tricomas, que funcionam na defesa contra herbívoros e na proteção contra a perda exagerada de água por transpiração.

Parênquima: Esse tecido faz parte do chamado sistema fundamental e é encontrado em todas as partes da planta. Suas funções também são variadas, como preenchimento de alguns espaços, realização de fotossíntese e armazenamento de substâncias em algumas plantas.

Colênquima: Também é um tecido do sistema fundamental e é bastante semelhante ao parênquima, diferenciando-se principalmente pela espessura das paredes de suas células. O colênquima apresenta como função principal dar sustentação às plantas que estão no início do desenvolvimento.

Observe alguns tecidos que formam o caule de uma planta
Observe alguns tecidos que formam o caule de uma planta

Esclerênquima: É um tecido pertencente ao sistema fundamental e possui como função principal sustentar o corpo da planta adulta. É muito mais resistente que o colênquima e geralmente suas células estão mortas na maturidade, uma vez que apresentam paredes celulares ricas em lignina, uma substância que garante resistência e que impede a troca de substâncias.

Xilema: É um tecido chamado de complexo, pois apresenta diferentes tipos celulares. Ele está relacionado com o transporte de substâncias, principalmente água e sais minerais, a chamada seiva bruta.

Floema: Assim como o xilema, é um tecido complexo e atua no transporte de substâncias. Esse tecido é responsável pelo transporte de substâncias orgânicas, conhecidas popularmente como seiva elaborada.

Curiosidade: A parte da Biologia que estuda os tecidos vegetais e sua distribuição nos órgãos é chamada de Anatomia Vegetal.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anatomia da folha

Ciências

Classificação das plantas

Ciências

Como o corpo da planta transporta substâncias?

Ciências

Estômato

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.