Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Cheiro de terra molhada

Clique aqui e saiba por que, quando chove, sentimos aquele cheirinho bom de terra molhada.

Depois de regarmos as plantas ou depois de uma chuva forte sentimos um cheirinho bom de terra molhada. Depois de regarmos as plantas ou depois de uma chuva forte sentimos um cheirinho bom de terra molhada.

Você já observou que toda vez em que a terra seca fica molhada, seja depois de regar as plantas, ou após uma chuva, exala dela um aroma de “terra molhada”?

Esse cheirinho de “terra molhada” se dá por causa de uma substância química chamada de geosmina, palavra grega que significa “aroma da terra”. Essa substância é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor, uma bactéria inofensiva que vive em quase todos os tipos de solo. Quando em contato com a água, a geosmina se ativa, liberando o cheirinho de terra molhada. 


Imagem da bactéria Streptomyces coelicolor, responsável pelo aroma de terra molhada.

A geosmina também está presente na beterraba e nos peixes, e é a responsável por introduzir nesses alimentos o cheiro e o gosto de barro.

Essas bactérias são muito pesquisadas por cientistas, sendo empregadas na composição de vários antibióticos utilizados na medicina humana e veterinária. Essa bactéria também está presente em inúmeros produtos que utilizamos diariamente.


A geosmina também está presente na beterraba e em peixes.

No deserto, os camelos conseguem encontrar água graças ao cheiro que essas bactérias exalam. Liberando esse cheiro, as bactérias atraem os camelos, que, ao beberem a água, saem espalhando seus esporos para outros lugares. Os esporos são estruturas produzidas pelas bactérias que permitem que se reproduzam em outros locais.

Mas os camelos não são os únicos a serem atraídos pelo cheiro de “terra molhada”, lombrigas e insetos também o são. Pesquisadores acreditam que algumas plantas possuem flores que exalam a geosmina e, por causa disso, os insetos e as lombrigas são atraídos pelo cheiro, pensando que naquela flor há água – ajudando, dessa forma, na polinização delas.


Os camelos conseguem encontrar água graças ao cheiro que as bactérias exalam.

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Bactérias

Ciências

Peixes

Geografia

Solo | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.