Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Bicho-de-pé

Conheça mais aqui sobre o bicho-de-pé e o que ele pode causar se não for tratado.

Muitas pessoas já tiveram bicho-de-pé, mas você sabe que bicho é esse?

O bicho-de-pé é uma pulga de cor marrom-avermelhada que quando adulta mede em torno de 1 mm de comprimento. É a fêmea adulta que tem a capacidade de perfurar a pele do homem, porco e outros animais, para se alimentar de sangue e pôr seus ovos.


O bicho-de-pé pode infestar qualquer parte do corpo, mas principalmente os pés

 

As larvas desse inseto são mais encontradas em lamaçais, terrenos arenosos, geralmente em locais quentes, secos e sombreados. O período do ano em que esses bichinhos mais aparecem é o verão.

Esses insetos podem penetrar em qualquer parte do corpo, mas as principais áreas afetadas são a sola dos pés, o calcanhar e o canto dos dedos dos pés e das mãos. A melhor maneira de não se pegar o bicho-de-pé é evitar andar descalço.


Andar calçado é a melhor maneira de se evitar pegar o bicho-de-pé

Quando a pessoa está com um bicho-de-pé, sentirá uma leve coceirinha no local onde a fêmea desse inseto está alojada. À medida que o tempo passa, a coceira aumenta e a pessoa poderá sentir inchaço no local.

Apesar de a fêmea pôr seus ovos e morrer logo em seguida, o recomendado é que se retire o inseto da parte afetada, para que não haja risco de inflamações e úlceras localizadas.


Quando o bicho de pé invade o nosso corpo, sentimos coceira no local onde ele está
 
A não retirada do inseto da região afetada pode levar a infecções secundárias, como tétano e gangrena. Há registros de casos em que a amputação dos dedos dos pés foi necessária.
 

Paula Louredo
Graduada em Biologia

O nome científico do bicho-de-pé é Tunga penetrans O nome científico do bicho-de-pé é Tunga penetrans
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Bicho-de-pé e bicho-geográfico são a mesma coisa?

Ciências

Piolho

Ciências

Verminoses

Ciências

Cigarra

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.