Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Água destilada

Veja como a água destilada, que é utilizada na produção de medicamentos, é produzida em um laboratório.

Você sabia que existe um tipo especial de água que é utilizado, entre outras aplicações, na preparação de medicamentos para evitar contaminação? Trata-se da água destilada, isto é, a água que passa pelo processo de destilação simples e não possui nenhuma substância dissolvida nela, sendo considerada, por isso, um material puro. Vamos entender esse processo mais detalhadamente?

Para a realização da destilação da água, utilizamos um destilador. Fazem parte do destilador os seguintes equipamentos:

  • bico de bunsen (equipamento que produz fogo para aquecer a mistura);

  • tripé de ferro (equipamento para apoiar o balão de destilação);

  • tela de amianto (equipamento que absorve parte do calor advindo do bico de bunsen para evitar que o balão de destilação estoure);

  • balão de destilação (equipamento onde a misura é colocada);

  • condensador (equipamento que transforma a água na forma de vapor em água líquida);

  • termômetro (equipamento que controla a temperatura para evitar superaquecimento);

  • béquer ou erlenmeyer (equipamento que é utilizado para recolher a água no estado líquido).

Para a produção da água destilada, inicialmente se coloca a mistura (água do rio, por exemplo) no balão de destilação. Em seguida, liga-se o bico de bunsen para que a mistura seja aquecida. Com o calor, a água presente na mistura é transformada em vapor. Como a saída superior do balão de destilação é vedada por uma rolha, o vapor de água entra obrigatoriamente no interior do condensador. Ao passar pelo condensador, o vapor de água transforma-se novamente em água líquida (condensação) e cai no erlenmeyer ou béquer que foi colocado na saída do condensador.

Ao analisar o processo de destilação da água, percebemos que ela é uma água pura porque todas as outras substâncias presentes na mistura continuam no balão após o aquecimento. Em razão da pureza que a água destilada apresenta, ela é utilizada não só na produção de medicamentos, mas também em diversos experimentos dentro de um laboratório.


Por Me. Diogo Lopes Dias

O xarope para tosse é um exemplo de utilização industrial da água destilada O xarope para tosse é um exemplo de utilização industrial da água destilada
Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Estados Físicos da Água e suas Mudanças

Ciências

Substâncias

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Ciências

Misturas

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.