Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Água destilada

Veja como a água destilada, que é utilizada na produção de medicamentos, é produzida em um laboratório.

por Diogo Lopes Dias
O xarope para tosse é um exemplo de utilização industrial da água destilada O xarope para tosse é um exemplo de utilização industrial da água destilada

Você sabia que existe um tipo especial de água que é utilizado, entre outras aplicações, na preparação de medicamentos para evitar contaminação? Trata-se da água destilada, isto é, a água que passa pelo processo de destilação simples e não possui nenhuma substância dissolvida nela, sendo considerada, por isso, um material puro. Vamos entender esse processo mais detalhadamente?

Para a realização da destilação da água, utilizamos um destilador. Fazem parte do destilador os seguintes equipamentos:

  • bico de bunsen (equipamento que produz fogo para aquecer a mistura);

  • tripé de ferro (equipamento para apoiar o balão de destilação);

  • tela de amianto (equipamento que absorve parte do calor advindo do bico de bunsen para evitar que o balão de destilação estoure);

  • balão de destilação (equipamento onde a misura é colocada);

  • condensador (equipamento que transforma a água na forma de vapor em água líquida);

  • termômetro (equipamento que controla a temperatura para evitar superaquecimento);

  • béquer ou erlenmeyer (equipamento que é utilizado para recolher a água no estado líquido).

Para a produção da água destilada, inicialmente se coloca a mistura (água do rio, por exemplo) no balão de destilação. Em seguida, liga-se o bico de bunsen para que a mistura seja aquecida. Com o calor, a água presente na mistura é transformada em vapor. Como a saída superior do balão de destilação é vedada por uma rolha, o vapor de água entra obrigatoriamente no interior do condensador. Ao passar pelo condensador, o vapor de água transforma-se novamente em água líquida (condensação) e cai no erlenmeyer ou béquer que foi colocado na saída do condensador.

Ao analisar o processo de destilação da água, percebemos que ela é uma água pura porque todas as outras substâncias presentes na mistura continuam no balão após o aquecimento. Em razão da pureza que a água destilada apresenta, ela é utilizada não só na produção de medicamentos, mas também em diversos experimentos dentro de um laboratório.


Por Me. Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Estados Físicos da Água e suas Mudanças

Ciências

Estados Físicos da Matéria

Ciências

Misturas

Ciências

Substâncias

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Protocolo de Kyoto

Protocolo de Kyoto é um tratado internacional criado em 1997 em Kyoto, no Japão. Seu principal objetivo é estabilizar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Países desenvolvidos

Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado grau de industrialização e alto desenvolvimento socioeconômico, com base em critérios como IDH e PIB.

Acordo de Paris

O Acordo de Paris representa um compromisso mundial cuja meta é não permitir que o aumento da temperatura média do planeta ultrapasse 2°C. Esse acordo foi assinado por 195 países.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que foi elaborado pela ONU em resposta a todas as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.