O que é patrimônio cultural?
O patrimônio cultural é todo objeto material (como prédios e monumentos) e imaterial (como festas religiosas e tradições culinárias) que faz parte da cultura de um povo. Ele é escolhido para que possa ser preservado. Em nosso país, a conservação dos patrimônios culturais é feita por uma instituição chamada Iphan.
Veja também: Diferenças entre paisagem natural e paisagem cultural
Entendendo o patrimônio cultural
Todos nós gostamos de nos lembrar de bons momentos que vivemos no passado, seja com nossos pais e irmãos, seja com primos e amigos. Isso é algo normal e faz parte de nossa vida.
Pense consigo mesmo: você tem muitas lembranças guardadas na sua memória? É muito comum guardar fotos de festas, passeios e encontros que fizemos com amigos e familiares. Além disso, muitas pessoas guardam cartas, lembrancinhas e presentes como forma de se lembrar de acontecimentos importantes e de pessoas queridas.
Quando fazemos isso, podemos dizer que montamos uma “coleção” dos momentos mais importantes de nossa vida, um patrimônio pessoal com situações que marcaram para cada um de nós. Bem, essa ideia de preservar objetos, fotografias e vídeos de acontecimentos marcantes também é importante para a nossa sociedade, havendo muitas pessoas que procuram registrar e preservar objetos significativos da nossa cultura.
Mas você pode estar se perguntando como isso funciona, certo? Ao longo da história da humanidade, diversos prédios, monumentos, roupas e objetos do dia a dia foram deixados para nós e são uma demonstração viva dos grandes feitos realizados pelo homem no passado, mesmo não havendo a grande tecnologia que existe atualmente. Muitos itens do passado tornaram-se patrimônio cultural.
Por que é importante preservamos o patrimônio cultural?
Garantir a preservação de toda essa herança cultural é muito importante para a nossa sociedade, pois nos permite formar a nossa identidade cultural. É por isso que o conceito de patrimônio cultural foi desenvolvido.
O patrimônio cultural é basicamente tudo o que é produzido por nós, seres humanos, e que demonstra o valor de nossa cultura. |
A cultura é importante para nós porque nos possibilita desenvolver nossa capacidade de fala, de interagir com outras pessoas, bem como habilidades que nos ajudarão a produzir e fazer diversas coisas. Ela possibilita também que a gente consiga nos identificar com o lugar onde crescemos e vivemos. É por isso que a preservação do patrimônio cultural é importante.
O patrimônio cultural pode ser definido apenas por monumentos e objetos?
Nós vimos que prédios, monumentos, pinturas, esculturas e certos objetos produzidos pelo homem, como itens de tapeçaria, cerâmica, etc., são considerados parte do patrimônio cultural de um povo. Mas os especialistas nesse assunto entendem atualmente que não é somente a cultura material que pode ser considerada patrimônio. Cultura material é tudo o que é concreto, ou seja, tudo que podemos tocar.
Hoje em dia, nós também consideramos que ofícios, saberes, festividades e tradição fazem parte do patrimônio cultural. Um exemplo é o ofício das baianas que produzem artesanalmente o acarajé, uma comida típica da Bahia. Para diferenciar os bens culturais materiais daqueles que não são materiais, os especialistas criaram o conceito de patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial.
São exemplos de patrimônio cultural imaterial:
-
Festas populares (religiosas ou não);
-
Habilidades de determinadas culturas de produzir certos tipos de objetos;
-
A culinária de certas regiões;
-
Os idiomas;
-
As tradições que são manifestadas pelo povo, etc.
Portanto, quando preservamos o patrimônio cultural material, estamos agindo para garantir a preservação de bens físicos que podem ser destruídos com a ação do tempo. Quando falamos do patrimônio cultural imaterial, estamos falando de expressões culturais e tradições que precisam ser preservadas para não desaparecerem com o tempo se o conhecimento dessas tradições culturais não for transmitido para as novas gerações.
Em nosso país, a preservação do patrimônio cultural imaterial é garantida por uma lei que foi aprovada no ano 2000. A escolha dos itens a serem preservados segue uma série de normas estabelecidas pela instituição responsável por cuidar do patrimônio cultural material e imaterial de nosso país: o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, o Iphan.
Acesse também: Cultura: entenda de uma vez por todas o significado dessa palavra
Patrimônios culturais do Brasil
Para entendermos melhor os tipos de itens da cultura material e imaterial que existem, podemos utilizar o exemplo de nosso país, assim também podemos conhecer um pouco do que faz parte do patrimônio cultural do Brasil. Vamos lá?
-
Patrimônio cultural material
Nós podemos listar os seguintes exemplos de patrimônios culturais materiais de nosso país:
-
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto (MG);
-
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE);
-
Conjunto arquitetônico e urbanístico da Cidade de Goiás (GO);
-
Teatro Amazonas, em Manaus (AM);
-
Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis (SC).
-
Patrimônio cultural imaterial
São patrimônios culturais imateriais de nosso país:
-
Ofício das Baianas de Acarajé, em Salvador (BA);
-
Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA);
-
Ofício dos Mestres de Capoeira;
-
Bossa Nova, no Rio de Janeiro (RJ);
-
Tradições Doceiras de Pelotas (RS).
Créditos da imagem:
[1] lazyllama e Shutterstock