Geografia

Atlas geográfico

Clique aqui e conheça o atlas geográfico, conjunto de mapas que pode ser muito útil.

Com um atlas geográfico é possível conhecer países, cidades e regiões. É viajar sem sair do lugar

 Um atlas geográfico é um conjunto de mapas, que podem estar reunidos em um livro ou podem estar em formato digital. Os mapas em papel são muito usados nas escolas como fonte de pesquisa e como orientação nas viagens.

O atlas pode conter mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Eles podem ser gerais, mostrando o planeta Terra, seus continentes e países, ou serem específicos, como um atlas de viagem, em que há mais destaque aos pontos turísticos.

Nos mapas escolares, geralmente encontramos as características físicas (como relevo, vegetação, hidrografia e clima), divisão político-administrativa e, em algumas ocasiões, mapas mais temáticos com a distribuição da população, atividades econômicas e indicadores sociais de um determinado país ou região.

História do Atlas

A teoria mais conhecida para o nome Atlas é a de que sua origem remonta à lenda grega na qual a figura mitológica Atlas foi castigada pelos deuses. Esse castigo consistia na obrigação de segurar eternamente a Terra e os céus em seus ombros. Por conter mapas e a representação do mundo e de partes específicas, o Atlas Geográfico recebeu esse nome.


Atlas é uma figura mitológica grega e foi condenado a sustentar o mundo para sempre

O primeiro atlas publicado foi uma obra do geógrafo greco-romano Cláudio Ptolomeu. A extensa e ampla obra chamada Geographia foi referência para os pesquisadores durante muitos séculos. A obra era uma grande coleção dividida em três partes com oito volumes.

Atualmente, os atlas e os mapas neles contidos apresentam muito mais precisão das informações apresentadas. Essa evolução deve-se, em parte, ao constante avanço na tecnologia de captura de imagens, geoprocessamento e confecção de mapas. As imagens disponibilizadas pelos satélites e os programas e recursos para edição e correção proporcionaram um salto qualitativo na Cartografia.


Para pesquisa e consulta nas escolas, os mapas físicos (em formato de livro) ainda são muito utilizados

Com a invasão das ferramentas digitais em todos os ramos, a Cartografia também não ficou imune. Objetos e sites digitais de localização têm feito com que os atlas e os mapas impressos sejam colocados como segunda opção. Porém, para alguns fins, como pesquisa e consulta escolar, os mapas impressos ainda são muito utilizados.

 
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Versão completa