Geografia

Assoreamento

Entenda o que é o assoreamento, como esse processo afeta os rios e como as práticas humanas intensificam o problema.

O assoreamento representa o acúmulo de sedimentos nos rios

O assoreamento é um problema que atinge os rios e faz com que eles sejam alterados e, em casos extremos, até extintos. Mas para entendermos o que significa esse termo, primeiro precisamos descobrir o que são os sedimentos.

Os sedimentos são partículas de rochas oriundos da decomposição delas em pequenas partes, a exemplo do pó, da terra solta e até da areia. Quando uma rocha é transformada em sedimentos, chamamos esse processo de sedimentação, que costuma ser causado pela ação da água e também dos ventos.

Já o assoreamento nada mais é do que o acúmulo desses sedimentos no fundo dos rios de forma mais intensa. Em um linguajar mais popular, poderíamos dizer que é quando os rios se “enchem” de terra, o que traz inúmeros problemas, como o desvio de seu curso, a formação de bancos de areia, entre outros fatores.

E o que causa o assoreamento?

Normalmente, o assoreamento até acontece de maneira natural, mas ele é muito lento e quase não traz prejuízo aos rios. O problema é quando as práticas humanas contribuem para intensificar ou acelerar esse processo, o que acontece, principalmente, quando há o desmatamento das margens dos rios.

As matas que se encontram nessas margens realizam a função de “segurar” ou fixar os solos, evitando que a água do próprio rio e também das chuvas provoque a erosão desses locais. Quando essas árvores são retiradas pelo ser humano, o solo fica desprotegido e o processo de erosão acontece, gerando mais e mais sedimentos que causam o processo de assoreamento.

Observe a imagem a seguir! Veja como os sedimentos acumularam-se e alteraram as suas margens.


Rio com as suas margens modificadas pelo assoreamento

As consequências do assoreamento, como já dissemos, são várias. Uma delas é a formação dos “bancos de areia” ao longo dos cursos d´água. Em outros casos, como na imagem acima representada, os rios têm o seu curso alterado. Acontece também, em algumas situações, de haver o aumento do volume da água, pois a terra ou areia se “mistura” a ela, o que pode provocar até enchentes.

Portanto, devemos ficar sempre atentos e preocupados com o meio ambiente. Para preservar os rios, precisamos conservar as suas margens e evitar que elas sejam desmatadas, para que, assim, o processo de sedimentação seja menor e o assoreamento não seja um problema.


Esse rio encontra-se em estágio avançado de assoreamento *

* Créditos da imagem: Michael C. Rygel / Wikimedia Commons


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Versão completa