12 de outubro – Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em 12 de outubro. Foi criada na década de 1920, sendo um momento de valorização da infância e dos direitos das crianças.
O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em 12 de outubro. É uma data comemorativa que celebra a importância da infância, oferecendo um momento para valorização dessa etapa e promoção de diversão para as crianças. A data também serve como momento de conscientização sobre a defesa dos direitos das crianças.
Essa data foi estabelecida no Brasil na década de 1920, em um momento quando se debatia bastante sobre os direitos das crianças. A data foi criada pelo projeto de um deputado federal, sendo sancionada pelo presidente Artur Bernardes. A data seguiu em esquecimento até a década de 1950, quando se popularizou.
Leia também: 30 melhores livros para ler com crianças
Resumo sobre o Dia das Crianças
- O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada em 12 de outubro.
- O Dia das Crianças não é feriado nacional, mas ocorre no mesmo dia do feriado de Nossa Senhora Aparecida.
- A data foi estabelecida no Brasil na década de 1920, sendo proposta por um deputado federal e sancionada por Artur Bernardes.
- É uma data para valorizar e celebrar a infância, além de ser um momento para defender os direitos das crianças.
- Existe também uma celebração conhecida como Dia Mundial da Criança, criada pela ONU e celebrada em 20 de novembro.
Origem do Dia das Crianças
O Dia das Crianças é uma data comemorativa que foi estabelecida no Brasil na década de 1920. A criação dessa data comemorativa se deu oficialmente em 1924, sendo que a primeira celebração só aconteceu em 1925. O começo do século XX ficou marcado por uma crescente preocupação com a condição das crianças e os seus direitos.
Essa preocupação levou a Declaração de Genebra, por exemplo, a estabelecer a primeira declaração internacional que abordava direitos das crianças, em 1924. Essa preocupação culminou na realização de um evento no Brasil que debatia a pauta. Esse evento foi o III Congresso Sul-Americano da Criança, realizado em 12 de outubro de 1923.
O congresso debateu questões relacionadas à alimentação das crianças, necessidades educacionais e ações para o desenvolvimento delas. Por causa desse congresso, um deputado federal brasileiro, chamado Galdino do Valle Filho, propôs um projeto que defendesse a criação do Dia da Criança, data a ser celebrada em 12 de outubro.
O projeto de lei resultou no Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924, que determinou a criação do Dia da Criança. Essa lei foi sancionada pelo presidente da ocasião, Artur Bernardes.
Por que no dia 12 é comemorado o Dia das Crianças
Como já mencionado, a celebração do Dia das Crianças em 12 de outubro tem relação com a data quando o III Congresso Sul-Americano da Criança foi realizado. Esse congresso aconteceu em 12 de outubro de 1923, debatendo questões relacionadas ao direito das crianças. A data foi usada como inspiração para que o deputado federal Galdino do Valle Filho propusesse a criação do Dia das Crianças.
Objetivos do Dia das Crianças
O Dia das Crianças, enquanto data comemorativa, é uma data que estabelece um momento de celebração da infância, dando às crianças uma data para que elas possam se divertir e receber afeto de seus familiares, caracterizando ações de valorização e respeito às crianças brasileiras. A data, no entanto, tem um objetivo e significado além desse, e pode ser vista dentro de um contexto político também.
Isso porque a data comemorativa é um momento balizador para debater a importância de preservar os direitos das crianças, propondo leis e projetos que defendam a infância e que garantam dignidade às crianças brasileiras. A data também pode servir como momento para conscientização da população sobre os direitos das crianças e ações legais que podem ser tomadas para defendê-las.
Leia também: Dia do Professor — a celebração do profissional indispensável para o desenvolvimento das crianças
Dia das Crianças no Brasil
No Brasil, como já vimos, o Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro, e foi estabelecido no governo de Artur Bernardes, em 1924. A criação da data, no entanto, foi acompanhada por um longo período em que o Dia das Crianças não recebia muita atenção da sociedade, tampouco do comércio.
A falta de importância dada ao Dia das Crianças foi reforçada quando Getúlio Vargas tentou alterar a celebração para o dia 25 de março, mas não teve sucesso. Esse esquecimento do Dia das Crianças só foi superado na década de 1950, quando a data foi alvo de uma intensa campanha publicitária.
Essa campanha publicitária foi promovida pela fábrica de brinquedos Estrela e pela empresa Johnson & Johnson. Ambas criaram a Semana do Bebê Robusto, uma campanha publicitária que tinha como objetivo ampliar a comercialização de produtos para crianças. A campanha publicitária foi iniciada em 1955, utilizando o 12 de outubro como data de referência.
A campanha publicitária teve um enorme sucesso, conquistando um aumento na venda de brinquedos e contribuindo para a popularização da data em meio à população. Outro elemento importante para a popularização do Dia das Crianças é o fato de a data coincidir com o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Dia das Crianças em outros países
O dia 12 de outubro é quando se celebra o Dia das Crianças apenas no Brasil. Fora do Brasil, o Dia das Crianças é celebrado em outros momentos, não havendo também um padrão. A data, portanto, é celebrada em dias diferentes em cada país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia das Crianças é celebrado no segundo domingo de junho.
Veja quando a data é celebrada em outros países:
- Coreia do Sul e Japão: 5 de maio.
- Reino Unido: segundo domingo de maio.
- Noruega: 17 de maio.
- Chile: segundo domingo de agosto.
- Argentina: terceiro domingo de agosto.
- Áustria, Alemanha e Suíça: 20 de setembro.
- Índia: 14 de novembro.
- Sudão e Sudão do Sul: 23 de dezembro.
Dia Mundial das Crianças
Além das celebrações individuais de cada país, existe também uma data internacional que foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Essa data é o World Children’s Day, celebrada mundialmente no dia 20 de novembro. Essa data comemorativa foi estabelecida pela ONU como forma de celebrar a elaboração de um documento importante no que se refere aos direitos das crianças. O documento em questão é a Declaração Universal dos Direitos das Crianças.
Frases para o Dia das Crianças
- De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças? (Ernest Hemingway)
- Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucos se lembram disso. (Antoine de Saint-Exupéry)
- A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. (Artigo 15, da Lei nº 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente)
- A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los. (Artigo 18, da Lei nº 8069 – Estatuto da Criança e do Adolescente)
- Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. (Goethe)
- Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto. (Arnaldo Antunes)
- Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver. (Augusto Cury)
- As coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças. (Manoel de Barros)
- Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças. (Manoel de Barros)
Leia também: Quatro poemas para ler com crianças
Atividades para o Dia das Crianças
O Dia das Crianças é o momento ideal para realizar uma série de atividades com as crianças. Algumas sugestões de ações que podem ser desenvolvidas nessa data são:
- gincanas e brincadeiras;
- passeio por parques e locais turísticos;
- ida a brinquedotecas;
- ida à biblioteca;
- ida ao cinema.
Fontes
SCHUELER, Alessandra Frota Martinez; DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. A participação das crianças nas festividades brasileiras. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4451
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 4.867, de 5 de novembro de 1924. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-4867-5-novembro-1924-566474-publicacaooriginal-90038-pl.html
VEIGA, Edison. Por que o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro no Brasil? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45783342