Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças são uma forma de tornar essa data comemorativa mais especial e divertida. A seguir, veja algumas dicas!
Atividades e brincadeiras para o Dia das Crianças são uma forma de tornar essa data comemorativa mais especial, divertida e única. A data também é uma oportunidade de ressaltar como a criança é importante para a família e, por isso, tornar o dia diferente dos demais. No Dia das Crianças, dá para fazer atividades como cozinhar, pintar, organizar um lanche e passear em lugares diferentes, como circo, clube e zoológico. Brincadeiras para o Dia das Crianças também tornam a data mais alegre e dinâmica.
Leia também: 12 de outubro — Dia das Crianças
O que fazer no Dia das Crianças vai depender da idade, do jeito e do comportamento da criança. A atividade planejada para esse dia também pode variar se for com uma ou mais crianças. No geral, no Dia das Crianças dá para fazer diversas atividades para tornar o dia especial, diferente e único para os pequenos. Basta apenas planejamento e criatividade. Veja abaixo algumas opções do que fazer:
As brincadeiras legais para o Dia das Crianças podem variar entre o famoso e tradicional pique-esconde, montar uma horta comunitária ou até fazer uma festa das crianças. Veja, a seguir, uma lista de 10 brincadeiras para tornar o Dia da Criança ainda mais animado e feliz.
O pique-esconde é uma brincadeira que deve envolver, no mínimo, duas crianças em um espaço onde haja locais para se esconder. Uma delas vai se apoiar em uma parede, escondendo o rosto, e contar até 10. Enquanto isso, a outra criança (ou as outras) deve se esconder em algum lugar. A primeira criança deve encontrar o colega onde ele estiver.
O pique-esconde é uma brincadeira dinâmica, que exercita a criança, desenvolvendo, ainda, percepção e curiosidade.
O teatrinho é uma brincadeira que pode ser feita com crianças um pouco maiores, acima de seis anos. Cada uma delas interpreta um personagem, que pode ser inventado ou ser algum que já existe. A peça pode ter como tema as histórias de Peter Pan, Patrulha Canina, Frozen ou qualquer outro desenho que a criança já conheça.
Teatrinho ou faz de conta estimula a interação com outras crianças e também trabalha a criatividade.
Veja também: 15 contos de fadas clássicos da literatura infantil
Pular corda é uma brincadeira que pode ser feita por uma criança ou mais e com a ajuda de um adulto. Este último vai amarrar uma das extremidades da corda numa porta ou árvore, por exemplo, e segurar a outra extremidade para a criança pular.
Pular corda trabalha o físico de criança e também ajuda a torná-la mais ágil e rápida.
A horta comunitária pode ser feita com uma ou mais crianças sob a supervisão de um adulto. Pode-se plantar sementes de uma flor alegre, como margarida, ou até sementes de frutas, como mexerica. É uma atividade que não será apenas para o Dia das Crianças, uma vez que se deve acompanhar o processo de crescimento da semente.
Fazer uma horta comunitária traz inúmeros benefícios às crianças, tais como contato com a natureza e com outros seres vivos, e desenvolvimento do senso de cuidado e responsabilidade.
A festa das crianças pode ser um momento de juntar a família e os amigos da criança. Nesse evento, pode haver jogos de tabuleiro, como Perfil e Banco Imobiliário.
É um momento de interação com a família e que explora atividades apresentadas em jogos de tabuleiro para desenvolver a inteligência da criança.
A brincadeira da cabra-cega é mais indicada para crianças a partir de seis anos. Nessa atividade, a cabra-cega é uma criança com os olhos vendados que se coloca no centro de um círculo formado por outras crianças. Estas devem fazer perguntas à cabra-cega. Depois, todos se calam e quem está com os olhos vendados tem que tocar em outra criança e tentar adivinhar quem ela é.
A brincadeira da cabra-cega no Dia das Crianças desenvolve outros sentidos além da fala e promove interação com outras crianças.
A queimada é uma brincadeira e atividade esportiva ao mesmo tempo, pois usa uma bola. É interessante que várias crianças participem, preferencialmente a partir de cinco anos. Deve-se dividir as crianças em dois grupos. O objetivo é jogar a bola em um participante e eliminá-lo; mas, caso a criança pegue a bola, ela pode tentar tirar um adversário de outro time.
Jogar queimada trabalha o físico da criança e estimula uma competição saudável.
A brincadeira de estátua consiste em várias crianças se reunirem em um local amplo como um pátio. Uma criança deve ser escolhida como líder, que deve dizer “estátua”, e as outras crianças devem parar onde estão. O líder pode fazer caretas ou cócegas no colega, que deve resistir e não se movimentar.
Jogar estátua é uma brincadeira dinâmica, alegre e divertida.
Para fazer a brincadeira da batata-quente no Dia das Crianças, é necessário ter, no mínimo, quatro crianças de quatro anos ou mais. As crianças devem ficar em círculo, passando uma bola de mão em mão, mas uma delas fica de fora e com os olhos vendados dizendo: “batata-quente, quente, quente… queimou”. Quando esta última palavra for pronunciada, quem estiver com a bola na mão sai da rodada.
Jogar batata-quente é uma atividade divertida e engraçada e que promove interação.
A brincadeira do elástico é outra atividade divertida. Um adulto deve providenciar uma fita de elástico com cerca de quatro metros. Duas crianças ficam, cada uma, em uma ponta do elástico, esticando-o. Outras crianças devem pular por cima do elástico, primeiro com um pé e depois com os dois pés.
A brincadeira do elástico é mais uma atividade dinâmica e que estimula a interação entre as crianças.
Fonte
Manual de Brincadeiras. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/SaoPaulo_UmaEscola_ManualBrincadeiras.pdf.