Ciências

Tecidos vegetais

Saiba mais sobre as características e tipos de tecidos vegetais, responsáveis pela sustentação, acúmulo de substâncias e proteção da planta!

Todos os órgãos da planta são formados por tecidos

Assim como qualquer ser vivo, as plantas são formadas por células. O conjunto de células semelhantes e que exercem a mesma função é chamado de tecido e, nas plantas, recebe a denominação de tecido vegetal.

Assim como nos animais, as plantas possuem tecidos que revestem, sustentam e levam nutrientes para todo o corpo. Veja a seguir os principais tecidos vegetais e a função de cada um deles:

Epiderme vegetal: Esse tecido reveste todo o corpo da planta, sendo, portanto, o mais externo, além de relacionar-se com as mais variadas funções. Nele encontramos, por exemplo, estruturas chamadas de estômatos que estão relacionadas com as trocas gasosas. É na epiderme também que encontramos os tricomas, que funcionam na defesa contra herbívoros e na proteção contra a perda exagerada de água por transpiração.

Parênquima: Esse tecido faz parte do chamado sistema fundamental e é encontrado em todas as partes da planta. Suas funções também são variadas, como preenchimento de alguns espaços, realização de fotossíntese e armazenamento de substâncias em algumas plantas.

Colênquima: Também é um tecido do sistema fundamental e é bastante semelhante ao parênquima, diferenciando-se principalmente pela espessura das paredes de suas células. O colênquima apresenta como função principal dar sustentação às plantas que estão no início do desenvolvimento.


Observe alguns tecidos que formam o caule de uma planta

Esclerênquima: É um tecido pertencente ao sistema fundamental e possui como função principal sustentar o corpo da planta adulta. É muito mais resistente que o colênquima e geralmente suas células estão mortas na maturidade, uma vez que apresentam paredes celulares ricas em lignina, uma substância que garante resistência e que impede a troca de substâncias.

Xilema: É um tecido chamado de complexo, pois apresenta diferentes tipos celulares. Ele está relacionado com o transporte de substâncias, principalmente água e sais minerais, a chamada seiva bruta.

Floema: Assim como o xilema, é um tecido complexo e atua no transporte de substâncias. Esse tecido é responsável pelo transporte de substâncias orgânicas, conhecidas popularmente como seiva elaborada.

Curiosidade: A parte da Biologia que estuda os tecidos vegetais e sua distribuição nos órgãos é chamada de Anatomia Vegetal.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa