Ciências

Recordes do Reino Animal

Clique aqui e descubra os principais recordes do Reino Animal!

As girafas são os animais mais altos do mundo

No nosso planeta existem diferentes tipos de animais: alguns microscópicos, outros com grandes dimensões, outros rápidos, outros extremamente lentos, alguns impressionantemente fortes e outros que apresentam menos força. Que o Reino Animal é incrível, não há dúvidas, mas você conhece os principais recordes desse reino? Vamos conhecer agora dados impressionantes sobre esses seres vivos!

Maior animal do planeta

O maior animal do planeta é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Esse mamífero atinge impressionantes 30 metros de comprimento e pode pesar mais de 160 toneladas.

Animal mais alto do planeta

O animal mais alto do planeta é a girafa (Giraffa camelopardalis). Os machos dessa espécie atingem 5,5 metros de altura, enquanto as fêmeas possuem 4,5 metros.

Animal mais forte do planeta

O animal mais forte do planeta é o besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros). Apesar de seu pequeno tamanho, ele é capaz de suportar o equivalente a 850 vezes do seu próprio peso.


O besouro-rinoceronte é o animal mais forte do planeta

Animal mais rápido do planeta

O animal mais rápido do planeta é uma espécie de ácaro (Paratarsotomus macropalpis), que consegue percorrer uma distância 322 vezes maior que seu comprimento em um segundo. Anteriormente, considerava-se o guepardo como mais rápido, que atingia cerca de 100 km/h. Entretanto, esse ácaro é 20 vezes mais rápido que o felino africano.

Animal vertebrado mais venenoso do planeta

O animal vertebrado mais venenoso do mundo é uma espécie de rã chamada Phyllobates terribilis. Seu veneno é capaz de matar dez homens adultos.


A Phyllobates terribilis é a rã com o veneno mais forte

Animal mais barulhento do planeta

O animal mais barulhento do planeta é a já citada baleia-azul. Seu som atinge 188 decibéis e pode ser ouvido a 800 km de distância.

Animal com maior expectativa de vida do planeta

Se você pensa que o animal com maior expectativa de vida vive uns 100 ou 200 anos, está muito enganado. O animal mais longevo do planeta é uma água-viva (Turritopsis dohrnii) que nunca morre, caso não sofra predação. Ela possui a incrível capacidade de voltar a ser jovem infinitas vezes.

Animal mais resistente do planeta

O animal mais resistente do planeta é o tardígrado, uma espécie de invertebrado. Ele é capaz de suportar temperaturas que vão desde -273ºC até 150ºC. Além disso, resiste à pressão de 6 mil ATM, 5000 gray de radiação e à falta de oxigênio.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa