Química do desodorante
Clique e conheça as principais substâncias que participam da composição química do desodorante!
O uso de desodorantes é um hábito de higiene praticado pelas pessoas para reduzir ou evitar o mau cheiro resultante da ação das bactérias (presentes na região das axilas) sobre o suor produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas.
O suor apresenta restos celulares, que são decompostos (transformados) pela ação das bactérias, o que resulta na formação de certos compostos químicos, mais especificamente os ácidos carboxílicos (apresentam o grupo HO-C=O), com odor desagradável. Alguns exemplos de ácidos produzidos na região axilar pelas bactérias são:
Estrutura química do ácido isovalérico
Estrutura química do ácido acético
Estrutura química do ácido lático
Estrutura química do ácido propiônico
Estrutura química do ácido butírico
Estrutura química do ácido caproico
Estrutura química do ácido caprílico
Para evitar o odor desagradável desses ácidos carboxílicos, utilizamos o desodorante. Mas você conhece a química do desodorante?! Chegou a hora de conhecer!
-
Química do Desodorante
Quando falamos da Química do Desodorante, estamos fazendo referência às substâncias químicas presentes nesse produto que reduzem ou evitam a produção de ácidos carboxílicos pelas bactérias da região axilar.
As principais substâncias que fazem parte da Química do Desodorante são:
a) Veículos
Os veículos são os líquidos utilizados para dissolver a grande maioria dos componentes, além de carregá-los para o meio externo até a área que será borrifada ao acionarmos a válvula do desodorante. Alguns exemplos são:
- Água deionizada;
- Álcool de cereais (etanol).
Estrutura química do etanol
b) Antitranspirantes
Alguns exemplos de substâncias químicas que atuam como antitranspirantes são:
- Cloreto de alumínio (AlCl3);
- Cloridróxido de alumínio [Al2(OH)5Cl·H2O ];
- Hidroxibrometo de alumínio [Al(OH)2Br].
As substâncias químicas que agem como antitranspirantes são aquelas que penetram no duto sudoríparo e reagem com o ácido presente nesse duto, formando um gel chamado de complexo mucopolissacarídeo. Esse gel obstrui o duto e impede que o suor seja liberado.
Com o passar do tempo, o gel formado é eliminado em razão da renovação celular natural da região do duto. Por essa razão, o suor volta a ser eliminado.
c) Antimicrobianos
A substância mais comumente utilizada nos desodorantes para eliminar as bactérias presentes na região axilar é o Triclosan. Ele impede que as bactérias se proliferem por um certo período de tempo. Sua estrutura química está representada a seguir:
Fórmula estrutural do Triclosan
Trata-se de um composto orgânico que apresenta grupos funcionais dos alcóois, éteres e haletos orgânicos.
d) Conservantes
São substâncias utilizadas no desodorante para agir como um antibacteriano do próprio produto, auxiliando no prazo de validade. Alguns exemplos de conservantes utilizados nos desodorantes são:
- Propilenoglicol
Estrutura química do propilenoglicol
Trata-se de um composto orgânico classificado como um diálcool.
- Parabenos
Estrutura química geral de um parabeno
Os parabenos são compostos orgânicos que apresentam em sua constituição grupos funcionais dos fenóis e dos ésteres.
- Sorbitol
Substância utilizada para evitar a perda de umidade do desodorante. Trata-se de um composto orgânico classificado como um poliálcool.
Estrutura química do sorbitol
e) Desodorantes
São as substâncias químicas aromatizadas (com odor agradável) que são utilizadas para perfumar a região axilar. Um exemplo de essência utilizada em desodorantes é a de jasmim (acetato de benzila).
Estrutura química do Acetato de benzila
Por Me. Diogo Lopes Dias