Por que a boca arde quando comemos pimenta?
Clique para descobrir por que a boca arde quando comemos alguns tipos de pimenta!
A pimenta é um fruto muito utilizado na culinária porque fornece aos alimentos melhoria no sabor, na cor e no aroma. Trata-se do segundo condimento mais utilizado no mundo, perdendo apenas para o sal de cozinha (cloreto de sódio).
Muitas são as espécies de pimenta produzidas pelo mundo. No Brasil, cinco tipos são os mais cultivados (produzidos):
-
Malagueta
-
Dedo-de-moça
-
Cumari
-
Pimenta-de-cheiro
-
Pimenta-doce
Dessas pimentas citadas, a malagueta é muito famosa em razão da ardência (sensação de que está queimando) que ela provoca em nossa boca quando ingerida. Você sabe o motivo de algumas pimentas, como a malagueta, provocarem ardor na boca?
A ardência não é uma característica atribuída a todas as pimentas. As que provocam o ardor são todas aquelas que apresentam uma substância química denominada de capsaicina, cuja estrutura molecular está representada a seguir:
Fórmula estrutural da capsaicina
A capsaicina é produzida a partir de glândulas localizadas na placenta da pimenta. Essa placenta é um tecido esbranquiçado em que ficam aderidas (grudadas) as sementes, como podemos observar na imagem abaixo:
Sementes aderidas à placenta da pimenta
Quando causamos algum dano à placenta, como cortá-la durante o preparo do alimento, há liberação da capsaicina. Ao ingerirmos o alimento com pimenta, a capsaicina estimula as células nervosas da nossa boca. Essas células nervosas estão conectadas ao nervo trigêmeo, que leva até o cérebro a sensação do ardor.
Quanto maior a quantidade de capsaicina liberada pelas glândulas da pimenta, maior será a sensação do ardor. Para medir esse ardor, foi desenvolvida a escala SCHU (Unidade de Calor Scoville), no ano de 1912, por um farmacologista norte-americano chamado de Wilbur Lincoln Scoville.
A escala de Scoville varia de 0 a 16 milhões Scocilles (SCH). Para uma pimenta ser considerada ardida, são necessários, no mínimo, 100000 Scovilles. Exemplos de pimentas que apresentam 0 SCH são o pimentão e a pimenta biquinho doce (produzida em Minas Gerais). Já a pimenta mais ardida do mundo é a chamada de Trinidad Moruga Scorpion e é produzida em Trinidad e Tobago.
A capsaicina é uma substância que não apresenta nem odor nem sabor, mas sua função vai além de apenas provocar ardência. Estudos científicos descobriram que a capsaicina possui aplicações importantes, tais como:
-
Como descongestionante (em medicamentos para desentupir o nariz);
-
Como antioxidante (como conservante de alimentos);
-
Como expectorante (em xaropes para tosse);
-
Melhorar a digestão dos alimentos;
-
Eliminar excesso de líquido do corpo;
-
Eliminar bactérias de ferimentos, por exemplo;
-
Aumentar a secreção (produção) de saliva, sucos gástricos, pancreáticos e biliares;
-
Prevenção do câncer de estômago;
-
Evita AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.