Ciências

Poliomielite

Saiba mais sobre a causa, os sintomas, o tratamento e a prevenção da poliomielite.

A poliomielite pode afetar crianças e também adultos

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença mais comum em crianças, mas que pode atingir pessoas adultas. O vírus da poliomielite penetra em nosso corpo através de alimentos contaminados e também por meio do contato com a saliva de alguém doente.

Os sintomas dessa doença são bem leves, como dor de cabeça, dor de garganta, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e prisão de ventre, mas há casos em que as pessoas não apresentam nenhum tipo de sintomas. Possuindo ou não os sintomas da poliomielite, a pessoa eliminará os vírus nas fezes, o que poderá contaminar outras pessoas, principalmente em locais onde as condições de saneamento básico não são adequadas.

 


Pessoas que vivem em locais onde o saneamento básico é precário têm mais chances de se contaminar com esse vírus

 

Se a pessoa for contaminada com o vírus da poliomielite, corre sério risco de esse vírus cair na corrente sanguínea e penetrar no sistema nervoso central. Uma vez no sistema nervoso central, o vírus ataca as células nervosas motoras que se ligam à medula espinhal, matando-as e causando paralisia, principalmente dos membros inferiores.

 


O vírus da poliomielite ataca as células do sistema nervoso central, causando a atrofia, principalmente dos membros inferiores

 

Não existe um tratamento específico para a poliomielite, mas é preciso que o doente mantenha repouso absoluto, para reduzir as chances de paralisia. Alguns medicamentos são utilizados apenas para tratar os sintomas, como febre e dores.

A melhor forma de se prevenir contra essa doença, que pode causar a morte, é através da vacinação. A vacina contra o vírus da poliomielite faz parte do calendário básico de vacinação do Governo Federal, como medida de erradicação da poliomielite em nosso país. Essa vacina é aplicada em crianças com até cinco anos de idade.

Há dois tipos de vacinas contra o vírus da poliomielite: a vacina oral, chamada de Sabin, que é feita a partir de vírus atenuados da doença, e que é oferecida gratuitamente em postos de saúde; e a vacina injetável, chamada de Salk, que é produzida a partir de vírus mortos, e é oferecida apenas em clínicas particulares.

 


Através da vacinação podemos manter a poliomielite bem longe de nossas casas


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Versão completa