Ciências

Meninges

Conheça um pouco mais a respeito das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Neste texto, você conhecerá algumas características das três camadas que formam as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter. Além disso, entenderá o que é meningite, uma doença que pode levar à morte.

Meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central

Meninges são membranas de tecido conjuntivo que envolvem nosso sistema nervoso central, ou seja, o encéfalo e a medula espinhal. Elas, juntamente com os ossos que formam a caixa craniana e o canal vertebral, ajudam na proteção desse importante sistema.

Leia também: Sistema nervoso

Meninges

Meninges são formadas por três camadas:


Observe na figura as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter

  • Dura-máter: é a meninge mais externa, espessa e resistente. Ela está ligada ao osso da caixa craniana, porém não está ligada diretamente ao osso das vértebras, sendo possível observar um espaço entre eles.

  • Aracnoide: é a meninge intermediária. Ela está em contato com a dura-máter e com a pia-máter. Um fato interessante é que ela liga-se à pia-máter por espécies de travas que lembram teias de aranha. Entre essas travas, temos o espaço subaracnóideo, que contem um líquido importante denominado cefalorraquidiano. Esse líquido também está relacionado com a proteção do sistema nervoso central, além de garantir a remoção de reações formadas durante a atividade do sistema nervoso.

  • Pia-máter: é a meninge mais interna e está aderida ao tecido nervoso. Ela é uma camada bastante delicada e é muito vascularizada, ou seja, apresenta vários vasos sanguíneos.

Meningite

Meningite é um processo inflamatório que afeta as meninges. É um problema de saúde grave que leva muitos pacientes à morte. Meningite pode ser causada por diferentes fatores, como substâncias químicas, medicamentos, tumores e agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fungos. Entre seus sintomas, podemos citar dores de cabeça intensas, enjoos, vômitos, febre, dores na nuca, confusão mental e manchas na pele.


Alguns sintomas da meningite

Como dito anteriormente, a meningite é grave e necessita de tratamento adequado. O tipo de tratamento será indicado de acordo com a causa da meningite. Meninges bacterianas, por exemplo, são tratadas com uso de antibióticos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa