Medula espinhal
Entenda o que é a medula espinhal e conheça a localização e principais funções dessa estrutura que compõe o sistema nervoso central
Você já ouviu falar em medula espinhal? Essa estrutura é extremamente importante para o funcionamento do nosso organismo e faz parte do nosso sistema nervoso central. A seguir, vamos compreender melhor essa importante parte do nosso corpo.
→ O que é medula espinhal?
A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção alongada do sistema nervoso central que está localizada no canal vertebral e apresenta cerca de 45 cm. Isso significa, portanto, que a medula é formada por tecido nervoso e passa por dentro da nossa coluna, iniciando-se na altura da primeira vértebra cervical e terminando na altura das primeiras vértebras da região lombar. A coluna, nesse caso, garante uma excelente proteção à medula.
A medula espinhal, assim como o cérebro e o cerebelo, é composta por uma substância branca (rica em prolongamentos de neurônios, principalmente axônios) e uma substância cinzenta (rica em corpos celulares). Entretanto, na medula, a localização dessas regiões está invertida em comparação a essas mesmas partes no encéfalo. Na medula, a substância branca situa-se na sua periferia, e a substância cinzenta está localizada mais internamente. A disposição dessas duas regiões forma uma letra H, se forem observadas em um corte transversal.
Revestindo a medula espinhal, encontramos as chamadas meninges. Elas são membranas de tecido conjuntivo que envolvem todo o sistema nervoso central, e são encontradas, portanto, também no encéfalo.
→ Qual a função da medula espinhal?
A medula espinhal funciona como uma importante ponte de comunicação entre o organismo e o encéfalo. Isso quer dizer que ela garante que mensagens do corpo cheguem ao encéfalo e que mensagens produzidas no encéfalo sejam levadas para outras partes do corpo.
A medula garante a comunicação do encéfalo com o corpo
Vale salientar também que a medula espinhal apresenta respostas independentes do encéfalo. Essas respostas medulares são chamadas de atos reflexos e ocorrem de maneira involuntária e automática como reação a um determinado estímulo. Tirar a mão de uma chapa quente, antes mesmo de sentir a dor, por exemplo, é um tipo de ato reflexo.
→ Medula óssea e medula espinhal são a mesma coisa?
É importante deixar claro que medula óssea e medula espinhal são dois conceitos distintos. A medula óssea é um tecido que ocupa a cavidade dos ossos e está relacionada com a produção de células sanguíneas. Já a medula espinhal é formada por tecido nervoso e está localizada no espaço interno da coluna vertebral.