Maré vermelha
Entenda o que é a maré vermelha, um fenômeno que é resultado do aumento da quantidade de algas no oceano.
Você já ouviu falar a respeito da maré vermelha? Esse fenômeno ocorre em todos os mares do planeta e caracteriza-se por um aumento exagerado de algumas espécies de algas. Vamos conhecer mais sobre esse processo?
As algas microscópicas ocorrem em grande quantidade em todos os mares e lagos do mundo. Elas fazem parte do chamado fitoplâncton, que constitui a base da cadeia alimentar aquática. Alguns fatores, tais como elevação da temperatura da água, baixa quantidade de sais, mares calmos e o aumento de nutrientes, que geralmente são resultados do lançamento inadequado de resíduos, fazem com que as algas aumentem sua população rapidamente.
Quando as algas aumentam excessivamente, dizemos que ocorreu uma “floração”. Geralmente o aumento desses seres vivos na água é acompanhado da liberação de substâncias tóxicas (florações tóxicas), que podem causar a morte de peixes e outros animais, como mamíferos aquáticos. O homem, ao beber a água ou se alimentar de animais contaminados, pode também se intoxicar.
As florações podem levar à morte de peixes e outros animais aquáticos
Nos oceanos, algumas dessas florações recebem o nome de maré vermelha. As algas que se apresentam em maior quantidade nesse tipo de floração possuem pigmentos vermelhos ou marrons, que acabam dando essa coloração à água.
Dentre as principais algas que são responsáveis pela maré vermelha, destacam-se aquelas pertencentes ao grupo dos dinoflagelados. Essas algas unicelulares possuem dois flagelos que são usados para a locomoção através de rodopios. As toxinas liberadas pelos dinoflagelados são altamente tóxicas.
Além de matar animais, as florações causam muitos prejuízos econômicos, uma vez que as praias ficam impróprias para banho, afastando, assim, os turistas. Além disso, peixes e moluscos podem ficar contaminados, prejudicando as pessoas que vivem dessa atividade econômica.
Você sabia que, em 2007, na Baía de Todos os Santos, ocorreu uma grande maré vermelha que matou toneladas de peixes e mariscos? O aumento da quantidade de algas ocorreu em virtude, provavelmente, da grande poluição no local.
Por Ma. Vanessa dos Santos