Girafas
Clique aqui para conhecer o incrível mundo das Girafas, os mais altos animais da Terra.
De pernas longas e pescoço comprido, a girafa é um mamífero ruminante que se destaca como o mais alto animal do planeta, atingindo, em média, quatro metros de altura. As girafas possuem um grande coração, que pesa cerca de 11 kg, e um pulmão capaz de reter cerca de 55 litros de ar. Essa espécie de nome científico Giraffa camelopardalis vive no continente africano e atualmente, devido a crescente redução da sua população, está classificada como vulnerável, o que significa que apresenta um risco elevado de extinção em um futuro próximo.
A girafa apresenta como característica um pelo amarelado com grandes manchas marrons, que ajudam na camuflagem desse animal. Na região do ventre, entretanto, não existem manchas, pois o pelo apresenta-se branco. Vale destacar que as diferentes subespécies de girafas são caracterizadas por diferenças em seu padrão de manchas.
Na região da cabeça, é possível verificar, em machos e fêmeas, a presença de cornos, estruturas semelhantes a chifres que são usadas nas lutas entre os indivíduos (veja figura a seguir). Esses cornos são cobertos por pelo e podem atingir até 13 centímetros.
A girafa é um animal herbívoro que se alimenta, principalmente, de folhas de acácias, uma planta com grande quantidade de espinhos. Como as girafas são dotadas de uma língua flexível de aproximadamente 46 centímetros, a retirada das folhas é feita de maneira bastante segura. Esse animal come em média 34 quilos de alimento por dia, passando a maior parte do tempo alimentando-se.
Os cornos estão presentes nas girafas machos e fêmeas
As girafas vivem em bandos com fêmeas e machos, mas o macho é considerado o dominante. Em média, a girafa vive 25 anos e normalmente dá à luz apenas um filhote durante toda a vida. A gestação das girafas dura em torno de 15 meses e, ao nascer, o filhote já possui cerca de 1,5 metro de altura. Um fato curioso é que, no momento do parto, as girafas, normalmente, não se deitam, ocasionando a queda do filhote de uma altura de aproximadamente dois metros.
Após algum tempo do nascimento, os filhotes passam a ficar junto com outros filhotes em uma espécie de creche. Enquanto isso, uma girafa fêmea observa atentamente todos os filhotes como se fosse uma babá.
As girafas apresentam como predadores os leões, crocodilos e o próprio homem. Para defender-se dos inimigos, as girafas utilizam um potente coice e contam com sua velocidade, pois podem atingir até mesmo 56 quilômetros por hora.
Por Ma. Vanessa dos Santos