Ciências

Fenótipo e genótipo

Aprenda a diferenciar fenótipo e genótipo, dois importantes conceitos da Genética relacionados a nossas características expressas e aos genes.

A cor da pele é o fenótipo de um indivíduo. Ao tomar sol, podemos mudar nosso fenótipo, mas não o genótipo

Quando estudamos Genética, devemos estar atentos a alguns importantes conceitos, pois são eles que permitirão uma maior compreensão do conteúdo e facilitarão o estudo. Hoje exploraremos dois de seus importantes conceitos: o fenótipo e o genótipo.
 

→ O que é genótipo?

O genótipo diz respeito à composição genética de um indivíduo, ou seja, refere-se aos genes que estão naquele ser. Os genes são porções ou segmentos de DNA que garantem a determinação de algumas características hereditárias, isto é, que são transmitidas de pais para filhos.

O genótipo, portanto, não pode ser observado claramente ao olhar para um indivíduo. Entretanto, é possível deduzir qual seria o seu genótipo realizando testes e analisando as características de outros indivíduos que apresentam parentesco com ele.

→ O que é fenótipo?

O fenótipo, diferentemente do genótipo, pode ser facilmente observado e é determinado graças à expressão dos genes, ou seja, do genótipo. Entretanto, o fenótipo não é influenciado apenas pelos genes, pois recebe influência também do meio, que pode modificar a forma como um gene manifesta-se. Assim, o fenótipo refere-se tanto a características relacionadas com a aparência quanto a características fisiológicas.

Vale destacar que nem todos os fenótipos podem ser observados, como é o caso do sangue, pois não é possível identificar o tipo sanguíneo apenas analisando sua aparência. Nesse caso, o tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) é o fenótipo, e os genes responsáveis por cada um desses tipos fariam parte do genótipo.

→ Diferenciando genótipo e fenótipo com exemplos

A seguir, conheça algumas situações em que é possível diferenciar o fenótipo do genótipo:

  • Cor da pele: Quando falamos que uma pessoa apresenta a pele morena, estamos falando de seu fenótipo. A cor da pele é determinada pela ação dos genes dessa pessoa em associação com o meio ambiente. Quando uma pessoa faz bronzeamento, por exemplo, deixa sua pele mais escura em decorrência do sol, o que é uma influência do meio. Nesse caso, o genótipo seria a composição genética desse indivíduo, que apresenta genes que permitem a produção de melanina.
  • Cor da flor: Ao olharmos uma flor rosa, percebemos a cor das suas pétalas, o que corresponde ao seu fenótipo. O genótipo, nesse caso, apresentaria os genes responsáveis por dar essa cor à flor.
  • Pelo de animais: Ao observarmos um rato de pelo preto, também estamos percebendo o seu fenótipo. Os genes responsáveis pela cor preta do pelo do rato fazem parte do genótipo.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa