Ciências

Fecundação

A fecundação é um processo, que ocorre em organismos que realizam reprodução sexuada,em que o gameta masculino se une ao feminino.

A fecundação ocorre quando os gametas se unem

Existem dois tipos de reprodução: a reprodução assexuada e a reprodução sexuada. Na reprodução assexuada, um organismo parental dá origem a cópias de si mesmo. Já na reprodução sexuada, ocorre o envolvimento de gametas e, nesse caso, esse processo é chamado de fecundação.

O que é fecundação?

Fecundação, ou fertilização, é o nome dado à união dos gametas feminino e masculino para a formação do zigoto. Esse processo é, portanto, observado nos organismos que produzem gametas, como os animais e as plantas. A fecundação proporciona a mistura do material genético do macho e da fêmea, contribuindo para a diferença genética entre os indivíduos.

Como ocorre a fecundação em seres humanos?

Nos seres humanos, a fecundação ocorre quando o espermatozoide encontra o ovócito, popularmente chamado de óvulo. Esse processo ocorre na tuba uterina, uma parte do sistema reprodutor feminino. Para que a fecundação aconteça, deve ocorrer a cópula para os espermatozoides serem depositados no interior da vagina. Esses espermatozoides penetram o colo do útero e seguem até a tuba uterina. Nesse local, devem encontrar um ovócito, o qual é liberado no processo de ovulação.

Ao encontrar o ovócito, o espermatozoide deve atravessar suas camadas. Primeiro, ele penetra uma camada chamada de coroa radiata e, em seguida, atravessa a zona pelúcida. Ocorre, então, a fusão da membrana plasmática do ovócito com a do espermatozoide. Após sua entrada no ovócito, os núcleos dos dois gametas fundem-se.


Observe as camadas que o espermatozoide deve atravessar no ovócito

O que é fecundação interna e externa?

Nos animais, a fecundação pode ser classificada em dois tipos:

  • Interna: Na fecundação interna, observa-se que o gameta é colocado dentro do corpo do animal. Nesse caso, os machos possuem órgãos genitais especializados que garantem que os espermatozoides sejam colocados no interior do corpo da fêmea. Como exemplo, podemos citar os seres humanos.

  • Externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo do animal. Isso pode ser observado em alguns anfíbios em que a fêmea libera os óvulos no meio ambiente e o macho libera seus espermatozoides em cima deles. Nesses casos, é comum uma maior produção de gametas, pois muitos podem se perder, e os zigotos formados ficarão no meio, onde serão submetidos a várias adversidades.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa