Ciências

Encéfalo

Conheça as principais partes do encéfalo, uma porção do sistema nervoso central.

O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal

O Sistema Nervoso possui como principal função controlar as atividades do corpo e permitir a interação com o meio externo, produzindo respostas e interpretando estímulos. Ele é dividido em duas porções: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

O SNC é responsável por elaborar respostas a partir dos estímulos que recebe e interpreta. Ele é formado por duas porções: o encéfalo e a medula espinal. O encéfalo é a porção encontrada no interior da caixa craniana e, em um adulto, pesa, em média, 1,4 kg.

Erroneamente chamado de cérebro por muitas pessoas, o encéfalo é formado por diferentes partes que atuam nas mais diversas atividades do corpo. Confira as principais partes do encéfalo e suas funções:

Cérebro: é a maior e mais desenvolvida porção do encéfalo e está relacionado com atividades importantes do corpo, tais como a interpretação dos sentidos, memória, raciocínio, controle dos músculos esqueléticos, pensamento e fala.

Cerebelo: apresenta função primordial no equilíbrio do corpo. É ele que controla nosso modo de andar e postura. Sem essa estrutura, seria impossível andar de bicicleta e jogar bola, por exemplo.

Hipotálamo: Está relacionado com funções como o controle da temperatura, balanço hídrico, controle da pressão arterial, batimentos cardíacos, comportamento sexual e fome. Apesar de atuar em tantas funções importantes, o hipotálamo apresenta tamanho aproximado ao de um grão de ervilha.

Tálamo: Porção encontrada na base do cérebro que é responsável por conduzir os estímulos captados pelos órgãos do sentido, com exceção do olfato, para regiões específicas do cérebro para serem processadas. Além dessas funções, acredita-se que essa porção do encéfalo relaciona-se também com a consciência e a atenção.

Ponte: Região formada por fibras nervosas que conectam o córtex cerebral ao cerebelo. Também coordena movimentos do corpo, como a movimentação dos olhos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa