Ciências

Composição da superfície terrestre

Compreenda do que é composta a superfície terrestre e conheça um pouco mais sobre o mundo em que vivemos!

Você sabe do que é composta a superfície terrestre?

A Terra é, sem dúvidas, um mundo fascinante. Ela apresenta diversos tipos de formas e relevos: montanhas, serras, vales, lugares planos e uma infinidade de diferentes feições. Mas você já se perguntou do que é composta a superfície terrestre, o meio sobre o qual se formam as plantas, onde habitam os animais e erguem-se as construções?

A nossa superfície terrestre é composta por dois itens principais: as rochas e os minerais.

Os minerais são encontrados na natureza de duas diferentes formas: isoladamente, sem integrarem nenhum outro elemento, e formando as rochas. Isso mesmo, as rochas nada mais são do que a união natural dos diferentes minerais! Um exemplo é o granito, uma rocha que é formada por três minerais principais: o quartzo, a mica e o feldspato.


O granito é uma rocha formada por vários minerais

Os solos são formados pela decomposição das rochas. Com o tempo, a ação da água, dos ventos e dos seres vai desgastando-as pouco a pouco, mais ou menos como diz o ditado: “água mole, rocha dura, tanto bate até que fura”. Esse desgaste transforma grandes formações rochosas em pequenas partículas, tais como o pó e a areia, os quais chamamos de sedimentos.

Assim, a rocha que dá origem aos solos determina também o seu tipo e, até mesmo, a sua qualidade. Por exemplo: uma rocha chamada basalto, que se origina da solidificação da lava dos vulcões, transforma-se em um solo extremamente fértil chamado de terra roxa, muito propício para a agricultura.

Não esqueça: no mundo das Ciências da Terra não existem “pedras”! Esse termo é um nome informal para rochas, que é a expressão correta. O mesmo vale para “pedras preciosas” em relação aos minerais.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Versão completa