Ciências

Clorofila

Aprenda o que é a clorofila e conheça seus tipos e a importância desse pigmento para plantas, algas e cianobactérias.

As plantas possuem coloração verde por causa da presença de clorofila

Você já deve ter percebido que algumas plantas apresentam coloração verde, não é mesmo? Mas você sabe qual pigmento deixa as plantas com essa cor? E que a função desse pigmento não é apenas dar colorido ao vegetal? A seguir, esclareceremos essas e outras dúvidas.

→ A clorofila

A clorofila é o pigmento responsável por dar cor aos vegetais. Esse pigmento natural, que é encontrado no interior dos cloroplastos, é o mais abundante nas plantas e está presente principalmente nas folhas. Entretanto, é preciso saber que a clorofila não é exclusividade dos vegetais e apresenta-se também em outros organismos, como as algas.

Algumas plantas e algas não possuem a cor verde típica da clorofila. Isso, no entanto, não quer dizer que esses organismos não apresentem esse pigmento. O que acontece é que existe a presença de outros pigmentos, como os carotenoides, que dão tons amarelos e vermelhos aos vegetais. Esses outros pigmentos podem mascarar a clorofila.

Apesar do que muitos pensam, a função da clorofila não é apenas dar cor às plantas, ela atua também no processo de fotossíntese. Para isso, ela absorve os comprimentos de onda de luz do violeta, azul e vermelho.

→ Diferentes tipos de clorofila

Os diferentes tipos de clorofila são: a, b, c e d.

  • Clorofila a: está presente nas plantas, algas e também nas chamadas cianobactérias. Essa clorofila é essencial para o processo de fotossíntese e é a mais abundante nos vegetais. Em uma folha,75% do total de clorofila encontrada corresponde à clorofila a.

  • Clorofila b: é encontrada em plantas e algas verdes e euglenoides e é considerada um pigmento acessório. Isso quer dizer que esse pigmento ajuda nos processos fotossintéticos, mas não está envolvido diretamente na fotossíntese. Seu papel é ampliar a faixa de luz captada para a fotossíntese. Assim, quando absorve a luz, essa clorofila transfere-a para a clorofila a.

  • Clorofila c: é encontradas nas chamadas algas pardas e diatomáceas. Ela ocorre em substituição à chamada clorofila b e atua também como um pigmento acessório.

  • Clorofila d: é encontrada nas chamadas algas vermelhas e também é um pigmento acessório.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa