Ciências

Biocombustíveis

Entenda o que são os biocombustíveis e como são feitos.

Os biocombustíveis ajudam a diminuir a poluição do ar

Com toda certeza você já ouviu falar sobre os biocombustíveis. Mas você sabe o que eles são e por que a cada dia são mais utilizados?

Os biocombustíveis são combustíveis fabricados a partir de matéria orgânica, principalmente de origem vegetal. Diferentemente dos combustíveis fósseis, para a sua fabricação, são utilizadas fontes renováveis de energia, ou seja, fontes que podem ser repostas. Os principais produtos usados na sua produção são a cana-de-açúcar, a soja, o milho e o girassol.

A utilização de fontes renováveis é importante, pois os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) são produtos que com o tempo irão acabar. O petróleo, por exemplo, é um material que é resultado da decomposição de organismos que morreram há milhões de anos. Por ser um material que demora muito tempo para ser produzido, seu uso exagerado poderá ocasionar o fim do produto. É por isso que são chamados de fontes não renováveis de energia.

Os principais biocombustíveis produzidos no Brasil são o etanol e o biodiesel. Esses combustíveis, quando utilizados, causam menos emissão de gases de efeito estufa, sendo assim, são importantes para a preservação do meio ambiente.

A preocupação com a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, principalmente dióxido de carbono, fez com que a produção de biocombustíveis aumentasse. Fortes evidências indicam que o aquecimento global é fruto do grande aumento desses gases, ocasionado principalmente pela queima de combustíveis fósseis. Sendo assim, é crescente a pressão para que os combustíveis fósseis sejam substituídos.

O biodiesel é produzido a partir de plantas denominadas oleaginosas como a soja, algodão, mamona, girassol, babaçu, amendoim, dendê e também a partir de gordura animal. Ele pode ser utilizado puro ou adicionado ao óleo diesel (um combustível de origem fóssil). Essa adição permite a diminuição da emissão de CO2.


Você sabia que o biodiesel pode ser produzido a partir do girassol?

Além do biodiesel, temos o etanol como um importante biocombustível. No Brasil, ele é fabricado a partir da cana-de-açúcar. Já nos Estados Unidos, eles utilizam principalmente o milho.  Assim como o biodiesel, ele ajuda a diminuir o uso do petróleo e a emissão de gases do efeito estufa. Vale destacar que a gasolina brasileira contém cerca de 20% de etanol.

 Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.  Vale destacar, também, que as usinas de cana-de-açúcar são fontes geradoras de emprego e, portanto, também são uns dos pontos positivos na produção de biocombustíveis.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Versão completa