Ciências

Animais ruminantes

Descubra o que são animais ruminantes e como ocorre a digestão dos alimentos nesse grupo.

As vacas são exemplos de animais ruminantes

Você já reparou que algumas espécies de animais ficam constantemente mastigando? Esse hábito é comum em animais ditos ruminantes. Mas você sabe o que isso significa?

Denominamos de ruminantes os animais que apresentam um sistema digestório adaptado para a digestão de produtos de origem vegetal. Esse sistema digestório, diferentemente do nosso, possui um estômago com quatro câmaras bastante diferentes entre si. O processo de digestão também é bastante distinto, e o alimento passa mais de uma vez pela boca.

Para entender o processo de digestão desses animais, primeiramente devemos compreender a anatomia de seu sistema digestório. O estômago de um ruminante é formado pelas seguintes partes:


Observe as partes do estômago de um ruminante

- Pança ou rúmen: Nessa região do estômago, o alimento de origem vegetal é amolecido e ocorre a digestão da celulose, um carboidrato presente nos vegetais. A celulose só é digerida graças a bactérias que produzem enzimas que quebram esse carboidrato. Vale destacar que nós, humanos, não somos capazes de digerir a celulose.

- Barrete ou retículo: Nessa parte do estômago, são formadas pequenas porções de alimento que retornarão para a boca para a realização da mastigação.

- Folhoso ou omaso: Nessa porção do estômago, ocorre a absorção de água e minerais encontrados no alimento.

- Coagulador ou abomaso: Nessa região do estômago, ocorre a ação das enzimas digestivas, que quebram os nutrientes em partículas menores para que sejam absorvidos. Também é chamado de estômago verdadeiro.

O processo de digestão começa pela boca, assim como ocorre na maioria dos animais. O alimento é deglutido, segue em direção ao rúmen e, depois, para o retículo. Do retículo o alimento é enviado novamente para a boca, onde é realizada a mastigação. Após ser mastigado, o alimento é engolido novamente e é levado para o omaso e abomaso. Do estômago, os restos são enviados para o intestino e são posteriormente eliminados.

Como exemplos de animais ruminantes, podemos citar os bois, búfalos, camelos, girafas, dromedários, lhamas, cervos, renas, entre outros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa