Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O verbo estar é sempre de ligação?

Veja como o verbo estar pode deixar de ser verbo de ligação e ganhar outras funções.

Todo verbo de ligação tem a função de ser a “ponte” entre o sujeito e seu predicativo. Entretanto, o verbo estar nem sempre exercerá esta função Todo verbo de ligação tem a função de ser a “ponte” entre o sujeito e seu predicativo. Entretanto, o verbo estar nem sempre exercerá esta função

O que define o tipo de predicado? O tipo de verbo, não é? Logo, os verbos significativos ou nocionais compõem o predicado verbal, ou verbo nominal, e o de ligação, o predicado nominal.

E o verbo estar aparecerá em que tipo de predicado? Muitos dirão: “No predicado verbal, claro!” Cuidado. Só o contexto poderá definir a predicação verbal, ou seja, o tipo de verbo. Por isso, as listas que em geral são apresentadas são perigosas, pois não consideram o contexto. Vejamos alguns exemplos:

Maria Luíza estava linda no seu aniversário.

  •  Quem é o sujeito da oração?

              Maria Luíza.

  • Qual é o tipo de sujeito?

            Sujeito simples, pois apresenta um núcleo.

  • E o predicado, qual é?  

            Estava linda no seu aniversário.

  • Que tipo de predicado?

Nominal.

  • Qual é o Predicativo do Sujeito?

Linda

  • Que função sintática possui o termo no seu aniversário?

Adjunto adverbial.

João estava em casa no dia do jogo.

  • Quem é o sujeito da oração?

João.

  • Que tipo de sujeito?

Sujeito Simples.

  • E o predicado, qual é?

Estava em casa no dia do jogo.

  • Que tipo de predicado?

Verbal.

  • Quais são os adjuntos adverbiais?

Em casa - indicando circunstância de lugar.

No dia do jogo - indicando circunstância de tempo.

Os exemplos acima confirmam a importância de não se prender a listas. Percebam que o verbo não se modificou e que ele aparece em ambos os exemplos. O que mudou então? A predicação verbal, e quem a define é o contexto. Por isso, é importante estar atento a algumas questões:

1º - Sempre que o verbo estar for de ligação, ele não será núcleo do predicado, ou seja, a informação básica não estará contida nele.

2º- O núcleo do predicado nominal será o predicativo do sujeito, pois morfologicamente é representado pelo adjetivo.

3º- Se o verbo for significativo, sua ausência implicará em prejuízo para a mensagem. Por que isso ocorre? Porque o verbo é o núcleo, ou seja, a parte mais importante.

4º No caso do segundo exemplo, o verbo é intransitivo, ou seja, tem sentido completo.

Dica: Quando o Verbo é Intransitivo, as perguntas feitas são: Quando? Onde? Com quem? Quando? E em todas elas o objetivo não é buscar o complemento verbal e sim, o adjunto adverbial. Portanto, aparecendo estas características analise, pois em geral o verbo é intransitivo.

É importante lembrar que da mesma forma que o verbo estar modifica-se de acordo com o contexto, os verbos permanecer, andar, parecer, continuar, também considerados de ligação, podem modificar sua predicação.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.