Qual matéria está procurando ?

Português

Português

O verbo estar é sempre de ligação?

Veja como o verbo estar pode deixar de ser verbo de ligação e ganhar outras funções.

Todo verbo de ligação tem a função de ser a “ponte” entre o sujeito e seu predicativo. Entretanto, o verbo estar nem sempre exercerá esta função Todo verbo de ligação tem a função de ser a “ponte” entre o sujeito e seu predicativo. Entretanto, o verbo estar nem sempre exercerá esta função

O que define o tipo de predicado? O tipo de verbo, não é? Logo, os verbos significativos ou nocionais compõem o predicado verbal, ou verbo nominal, e o de ligação, o predicado nominal.

E o verbo estar aparecerá em que tipo de predicado? Muitos dirão: “No predicado verbal, claro!” Cuidado. Só o contexto poderá definir a predicação verbal, ou seja, o tipo de verbo. Por isso, as listas que em geral são apresentadas são perigosas, pois não consideram o contexto. Vejamos alguns exemplos:

Maria Luíza estava linda no seu aniversário.

  •  Quem é o sujeito da oração?

              Maria Luíza.

  • Qual é o tipo de sujeito?

            Sujeito simples, pois apresenta um núcleo.

  • E o predicado, qual é?  

            Estava linda no seu aniversário.

  • Que tipo de predicado?

Nominal.

  • Qual é o Predicativo do Sujeito?

Linda

  • Que função sintática possui o termo no seu aniversário?

Adjunto adverbial.

João estava em casa no dia do jogo.

  • Quem é o sujeito da oração?

João.

  • Que tipo de sujeito?

Sujeito Simples.

  • E o predicado, qual é?

Estava em casa no dia do jogo.

  • Que tipo de predicado?

Verbal.

  • Quais são os adjuntos adverbiais?

Em casa - indicando circunstância de lugar.

No dia do jogo - indicando circunstância de tempo.

Os exemplos acima confirmam a importância de não se prender a listas. Percebam que o verbo não se modificou e que ele aparece em ambos os exemplos. O que mudou então? A predicação verbal, e quem a define é o contexto. Por isso, é importante estar atento a algumas questões:

1º - Sempre que o verbo estar for de ligação, ele não será núcleo do predicado, ou seja, a informação básica não estará contida nele.

2º- O núcleo do predicado nominal será o predicativo do sujeito, pois morfologicamente é representado pelo adjetivo.

3º- Se o verbo for significativo, sua ausência implicará em prejuízo para a mensagem. Por que isso ocorre? Porque o verbo é o núcleo, ou seja, a parte mais importante.

4º No caso do segundo exemplo, o verbo é intransitivo, ou seja, tem sentido completo.

Dica: Quando o Verbo é Intransitivo, as perguntas feitas são: Quando? Onde? Com quem? Quando? E em todas elas o objetivo não é buscar o complemento verbal e sim, o adjunto adverbial. Portanto, aparecendo estas características analise, pois em geral o verbo é intransitivo.

É importante lembrar que da mesma forma que o verbo estar modifica-se de acordo com o contexto, os verbos permanecer, andar, parecer, continuar, também considerados de ligação, podem modificar sua predicação.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.