Diferença entre suco, néctar e refresco

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferença entre suco, néctar e refresco Os sucos são as opções de bebida mais saudáveis
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Quando ingerimos uma bebida feita à base de frutas, logo a chamamos de suco. Entretanto, muitas vezes, esse termo é usado erroneamente, uma vez que existem diversos tipos dessas bebidas. A seguir aprenderemos a diferença entre suco, refresco e néctar, bebidas muito comuns no nosso dia a dia.

Suco

Suco é uma bebida não fermentada feita exclusivamente por fruta madura e sadia e, algumas vezes, água, apresentando, portanto, uma grande quantidade de nutrientes. Os sucos não possuem corantes, aromatizantes nem grandes quantidades de açúcares, que podem ser adicionados, mas não podem atingir mais que 10% em peso. Quando apresentar açúcar, o suco virá acompanhado do termo adoçado.

Os sucos são uma opção muito saudável, principalmente quando falamos do suco integral. Esse tipo de suco apresenta apenas a quantidade de açúcar presente na fruta, não sendo adicionada nenhuma quantidade a mais.

Néctar

O néctar é uma bebida diluída e, assim como o suco, não fermentada. Essa bebida, no entanto, apresenta grande quantidade de açúcar, uma vez que possui o açúcar contido na própria fruta mais um valor adicionado pelo fabricante.

O néctar, para assim ser chamado, deve apresentar um quantidade mínima de suco ou polpa, o que varia de acordo com o tipo de fruto analisado. O néctar de pêssego, por exemplo, tem que apresentar no mínimo 40% de suco ou polpa. O néctar de laranja, por sua vez, apresenta atualmente 30% de suco ou polpa, valor que deve ser aumentado até janeiro de 2016 para 50%.

Os sucos são formados normalmente apenas por fruta madura e sadia
Os sucos são formados normalmente apenas por fruta madura e sadia

Refresco

Os refrescos são bebidas não fermentadas que contêm a menor quantidade de polpa ou extrato da fruta dos três tipos descritos. Normalmente, a quantidade de suco apresentada nesse tipo de bebida é de 10% a 20%. Essa bebida, que pode apresentar ou não açúcares, destaca-se pela presença de corantes e aromatizantes.

Qual bebida é a mais saudável?

Analisando os três tipos de bebida, fica claro que os sucos são a opção mais saudável para todas as pessoas. Isso se deve ao fato de que o açúcar, por exemplo, está diretamente relacionado com a obesidade e problemas digestivos. Os corantes e conservantes, por sua vez, estão bastante relacionados com alergias, devendo ser evitados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids