Como o sangue é produzido?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como o sangue é produzido? O sangue é formado por plasma, eritrócitos, leucócitos e plaquetas
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Que o sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo não é novidade para ninguém, não é mesmo? Entretanto, muitas pessoas não sabem onde ele é produzido e, muito menos, que ele é fabricado constantemente no nosso corpo. Vamos compreender como ocorre a produção do tecido sanguíneo?

Primeiramente devemos lembrar que o sangue é formado por plasma, que é uma parte líquida composta principalmente por água, e alguns componentes celulares denominados de eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Os eritrócitos relacionam-se com o transporte de oxigênio pelo corpo; os leucócitos, com o processo de defesa; e as plaquetas atuam na coagulação.

O sangue é produzido principalmente no interior dos ossos chatos, aqueles que apresentam espessura bastante reduzida. Como exemplo desses ossos, podemos citar as vértebras, costelas, ossos do quadril, crânio e externo. Em crianças até aproximadamente os cinco anos de idade, a produção de sangue é feita em praticamente todos os ossos. Durante a gestação, a produção de sangue ocorre também no saco vitelínico, baço e fígado.

No interior dos ossos, encontramos a medula óssea vermelha, uma estrutura de consistência gelatinosa que é responsável pela produção das células do sangue. Com o desenvolvimento dos ossos, a medula vai sendo substituída por uma estrutura com maior quantidade de gordura, a chamada medula óssea amarela, que não é capaz de produzir células sanguíneas. É por esse motivo que, em adultos, não são todos os ossos que produzem componentes do sangue.

Observe que as células-tronco hematopoiéticas dão origem às células sanguíneas
Observe que as células-tronco hematopoiéticas dão origem às células sanguíneas

O processo de produção das células do sangue é denominado de hematopoiese ou hemopoiese e inicia-se com a produção de uma célula denominada de hemocitoblasto, também chamada de célula-tronco hematopoiética. Essa célula dá origem aos eritrócitos, leucócitos e megacariócitos. Esses últimos sofrem fragmentação e formam as plaquetas. Sendo assim, podemos concluir que as plaquetas, na realidade, não são células, e sim fragmentos celulares.

O plasma sanguíneo não é formado pelo processo de hematopoiese na medula. Essa parte líquida, na realidade, é formada principalmente pela água que ingerimos, que entra na corrente sanguínea pelo nosso intestino. Essa água dissolve sais, hormônios, proteínas e outras substâncias e, depois, forma o plasma.

ATENÇÃO: A medula óssea não deve ser confundida com a medula espinal, que é uma porção do sistema nervoso central.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0


    Escola Kids