Cidades Globais

  • Atualmente 4.6666666666667/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cidades Globais Londres, um dos principais centros comerciais do planeta
PUBLICIDADE

As cidades globais – também conhecidas como cidades mundiais – é um termo utilizado para designar aquelas localidades onde há um intenso avanço econômico, urbano e social. São cidades em que as transformações do espaço urbano ocorreram de forma mais intensa, transformando-as em verdadeiros centros decisórios do poder político e comercial mundial.

Originalmente, essas cidades eram conhecidas pela grande quantidade de indústrias. Com o passar do tempo, a presença das fábricas e suas chaminés foi, aos poucos, deixando de ser importante. Assim, essas indústrias foram migrando para outros pontos, permanecendo nas cidades globais as sedes de grandes empresas, bancos e multinacionais, além das principais bolsas de valores e escritórios dos organismos internacionais.

As principais cidades mundiais são Nova York, Londres e Paris. No Brasil, existem duas: São Paulo e Rio de Janeiro.

São Paulo também é considerada uma cidade global
São Paulo também é considerada uma cidade global

É importante lembrar que o número de habitantes não é importante para definir o nível de avanço econômico e para dizer se uma determinada região possui ou não uma cidade global. O tamanho do espaço construído nesses espaços também não é relevante. O fator principal nesse conceito é o nível de complexidade das economias urbanas.

Atualmente, existem mais de cinquenta cidades globais no mundo. Elas costumam ser divididas em três grupos: o Alfa, para os principais centros econômicos; o Beta, para as cidades globais de média importância; e o Gama, para as cidades de alcance um pouco mais limitado, mas ainda sim importantes.

Cidades Globais do Grupo Alfa: Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), Tóquio (Japão) etc.

Cidades Globais do Grupo Beta: Madrid (Espanha), São Paulo (Brasil), Sidney (Austrália) etc.

Cidades Globais do Grupo Gama: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Pequim (China) etc.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Avaliação

9.3

    Escola Kids