Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Transformando a voz ativa em passiva

Entenda como acontece a transformação da voz ativa em passiva.

O verbo indica quem pratica e quem sofre a ação, entretanto essas posições não são rígidas, podendo haver transformação entre as vozes verbais O verbo indica quem pratica e quem sofre a ação, entretanto essas posições não são rígidas, podendo haver transformação entre as vozes verbais

Em uma oração, o sujeito pode praticar a ação (voz ativa), sofrê-la (voz passiva) ou, ao mesmo tempo, ser agente e paciente (voz reflexiva). Hoje, nossa discussão será em torno das modificações que ocorrem na passagem da voz ativa para a voz passiva.

A primeira característica a ser considerada é a predicação verbal, porque só haverá a possibilidade da transformação das vozes se o verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto.

Vejamos alguns exemplos:

  1. O rapaz perdeu a carteira.
  2. A viagem foi tranquila.
  3. O avião chegou no horário previsto.

Em todos os exemplos, há a presença de um sujeito explícito, não é verdade? Entretanto, só o exemplo I permite a transformação entre as vozes. Você lembra por quê? Exatamente porque só o exemplo I possui verbo transitivo direto.

Voltemos ao exemplo I e façamos a análise sintática desse enunciado:

Sujeito simples: O rapaz

Verbo transitivo direto: perdeu

Objeto direto: carteira

Agora, visualize como ficará a oração, quando for colocada na voz passiva:

A carteira foi perdida pelo rapaz.

Ao fazermos a análise sintática da oração formada após a transformação das vozes, teremos:

Sujeito: A carteira

Locução verbal: foi perdida

Agente da passiva: pelo rapaz.

Perceba que os termos não se alteram ou sofrem apenas algumas adaptações, mas as funções sintáticas exercidas por eles são totalmente modificadas. Veja o que acontece na passagem da voz ativa para a passiva:

1.   O objeto direto transforma-se em sujeito, mas como não pratica a ação, mas a recebe, é chamado de sujeito paciente;

2.   O verbo principal ganha um “companheiro”, formando assim uma locução verbal. Entretanto, é preciso atentar para alguns fatores:

  • O verbo auxiliar deve aparecer no mesmo tempo e modo do verbo principal, no exemplo, o verbo perder estava no pretérito perfeito, portanto o verbo ser permaneceu no mesmo tempo e modo;

  • O verbo principal não desaparece na mudança de voz, mas surge no particípio, que é uma forma nominal. Portanto, ele deve concordar com o substantivo, por isso, a locução verbal do exemplo é: foi perdida, por fazer referência à carteira. 

3.   Na voz passiva, a ação não é feita pelo sujeito, mas para que haja a ação, ela precisa ser praticada por alguém, concorda? Então, por isso, há o agente da passiva, que é quem pratica a ação dentro da voz passiva. Ele posiciona-se, em geral, no final da oração e vem acompanhado de preposição.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Agente da passiva

Português

Núcleos dos objetos: Direto e Indireto

Português

Verbos que precisam de complementos

Português

Vozes do verbo

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.