Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Agente da passiva

Conheça o agente da passiva e entenda como esse termo integrante estrutura-se em orações na voz passiva.

Com o emprego da voz passiva, é possível dar destaque à relação entre o processo nomeado e quem o sofre Com o emprego da voz passiva, é possível dar destaque à relação entre o processo nomeado e quem o sofre

Leia o seguinte diálogo:

  • Olá, Pedro! Como vai?

  • Olá, José! Estou bem. Obrigada!

  • Estou aqui para dizer que enviaram a resposta para seu e-mail.

  • E qual foi a resposta?

  • Felizmente, as matrículas ainda são realizadas pela universidade.

  • Que ótima notícia! Obrigada!

É possível observar na fala “Felizmente, as matrículas ainda são realizadas pela universidade” que há um destaque para o processo que afeta as matrículas, ou seja, por meio da construção da voz passiva analítica, pode-se enfatizar a relação entre o processo nomeado (são realizadas pela universidade) e quem o sofre (as matrículas). Se estivesse escrita na voz ativa, a ênfase estaria sobre o agente: “A universidade ainda realiza as matrículas”. Veja mais algumas orações que comparam o processo de ênfase entre a voz passiva e a voz ativa:

Ela mordeu a maçã. (voz ativa)

A maçã foi mordida por ela. (voz passiva)

Além da diferença de ênfase, nota-se também que, na oração na voz passiva, não é o sujeito que pratica a ação, mas outro termo da oração chamado de agente da passiva:

O barulho acordou o bebê. (voz ativa)

O bebê foi acordado pelo barulho. (voz passiva)

É possível observar que o objeto direto (o bebê) da voz ativa torna-se o sujeito que recebe a ação, ou seja, o sujeito paciente na voz passiva; e o sujeito (o barulho), da voz ativa, torna-se o agente da ação verbal sofrida pelo sujeito da oração na voz passiva. Assim, o agente da passiva é um complemento exigido somente por verbos transitivos diretos:

O médico socorreu os feridos. (voz ativa)

V. T. D

Os feridos foram socorridos pelo médico. (voz passiva)

O agente da passiva é normalmente introduzido pela preposição por (e suas variantes: pelo, pela, pelos, pelas). Contudo, em algumas situações, ele poderá aparecer precedido pelas preposições de ou a.

A sessão será presidida pelo deputado.

O encontro foi regado a vinho.

O agente da passiva pode ser representado por:

a) Substantivo:

Ele foi identificado por testemunhas.

b) Pronome:

Ele foi identificado por todas.

c) Numeral:

Ele foi identificado por ambos.

d) Oração:

Ele foi identificado por quem sofreu abuso.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Mariana Rigonatto

Você pode se interessar também

Português

Transformando a voz ativa em passiva

Português

Vozes do verbo

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.