Relações ecológicas intraespecíficas

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Relações ecológicas intraespecíficas As abelhas estabelecem uma relação ecológica conhecida como sociedade
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Relações ecológicas são diferentes tipos de interações existentes entre os seres vivos. Essas relações podem ocorrer de diferentes formas e são observadas entre organismos de uma mesma espécie ou entre espécies diferentes, causando-lhes benefícios ou prejuízos.

O que são relações ecológicas intraespecíficas?

As relações ecológicas intraespecíficas são aquelas existentes entre indivíduos de uma mesma espécie. Essas relações podem beneficiar ou prejudicar um indivíduo e, por essa razão, são classificadas em:

  • Harmônicas: Denominamos uma relação de harmônica quando não causa nenhum prejuízo aos envolvidos. Nesse caso, os indivíduos podem ser beneficiados, ou apenas um é beneficiado, enquanto o outro não sofre prejuízos ou ganhos.

  • Desarmônicas: Denominamos de desarmônica aquela relação em que algum dos envolvidos sofre prejuízo com a interação.

Exemplos de relações ecológicas intraespecíficas

⇒ Harmônicas


Apesar de parecer apenas um indivíduo, a caravela-portuguesa é, na verdade, uma colônia

  • Colônia: As colônias são relações ecológicas que ocorrem entre organismos da mesma espécie, que se apresentam ligados anatomicamente. Todos os indivíduos trabalham juntos em função da sobrevivência do organismo como um todo. Os indivíduos são bastante dependentes uns dos outros, sendo incapazes de sobreviver isoladamente. Como exemplo, podemos citar os corais e a caravela-portuguesa (figura acima).
  • Sociedade: Na sociedade, organismos trabalham juntos em associações, porém não estão ligados anatomicamente. Normalmente, observa-se na sociedade uma divisão do trabalho. Esse é o caso de formigas, cupins e abelhas. Entre essas últimas, por exemplo, há uma sociedade bem organizada em três castas: as operárias, a rainha e os zangões. As operárias realizam o trabalho na colmeia, como a procura de néctar e pólen, produção de cera e limpeza do ambiente. A rainha, por sua vez, é a fêmea fértil, e os zangões são os machos responsáveis pela fertilização da rainha.

⇒ Desarmônicas


A fêmea do louva-a-deus realiza o canibalismo conhecido como sexual

  • Canibalismo: O canibalismo é uma relação ecológica que ocorre quando um organismo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie, ou seja, é uma predação entre indivíduos de uma mesma espécie. Como exemplo, podemos citar o louva-a-deus, uma espécie cuja fêmea tem o comportamento de devorar o macho durante a cópula.
  • Competição intraespecífica: A competição intraespecífica é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie competem por um determinado recurso. Nesse caso, é comum a sua ocorrência com o propósito de conseguir território, alimento e parceiro sexual.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Avaliação

-

    Escola Kids